Nuvem pública, privada e híbrida: entenda as diferenças

Já está claro para a maioria das empresas que elas precisam ter uma boa infraestrutura na nuvem. Mas nem todas elas sabem escolher o modelo ideal para os seus negócios. Não existe fórmula mágica neste processo, por isso é importante conhecer as diferenças entre as ferramentas oferecidas para poder fazer a decisão mais acertada.

A nuvem pública, em geral, é uma opção mais barata, na qual a infraestrutura oferecida por uma empresa de cloud computing é compartilhada entre diversos clientes e toda a interação se dá por meio de protocolos da internet.

Já a nuvem privada permite a uma empresa incorporar a infraestrutura de nuvem dedicada apenas às suas necessidades, normalmente ligada aos seus data centers internos. Seu uso normalmente está ligado à maior necessidade de controle do material que circula pelos servidores de uma empresa, para garantir maior segurança.

Por fim, há a opção da nuvem híbrida, que como o nome diz, mistura ambos os conceitos, ampliando a diversidade de usos. Por exemplo: é possível optar por guardar dados sensíveis em uma aplicação na nuvem privada, mas ao mesmo tempo interconectar aplicação a outra em uma nuvem pública.