Por que plataformas
como o Bluemix são tendência

Compra de servidores, instalação de middleware e tantos outros detalhes caros e trabalhosos. Os desenvolvedores já sabem de cor o desafio de criar uma plataforma em nuvem própria para atender suas necessidades. É por isso que o negócio de plataforma como serviço (PaaS) está em alta, como é o caso do Bluemix, da IBM.

A contratação desta modalidade traz vantagens para todos os envolvidos. Para desenvolvedores, o tempo gasto com criação é drasticamente otimizado, sem precisar se preocupar em instalação de softwares ou imagens de máquinas virtuais. Para empresas, o serviço oferece redução de custos, além da flexibilidade e elasticidade necessária para atender a demanda pelos aplicativos.

No caso do Bluemix, as facilidades trazidas são muitas. A plataforma possibilita a criação, gerenciamento e implementação com uma estrutura de segurança e um banco de dados escalável gerenciado por APIs orientadas. Também é possível visualizar métricas de garantia de qualidade, que permitem uma compreensão rápida de eventuais problemas.

Do ponto de vista do usuário, a plataforma possibilita o envio de notificações push no iOS e no Android, além de permitir integração de voz, sistemas de mensagens e VoIP a aplicativos móveis e web. Não esquecendo, claro, da interoperabilidade. Com apenas uma versão do aplicativo, o desenvolvedor consegue rodar seu serviço nos principais sistemas operacionais móveis.

Os benefícios do Bluemix incluem ainda a possibilidade de explorar melhor as ferramentas da própria IBM, de terceiros e de software livre para integração, análise de dados, cognição e serviços de Internet das Coisas. Também há a flexibilidade de combinação de recursos, tempos de execução e aplicativos. A colaboração é um fator importante, permitindo o compartilhamento do trabalho com rapidez. Basta pressionar apenas um botão para passar do código-fonte à execução.

A plataforma da IBM também oferece serviços cognitivos (somente em inglês), impulsionando o uso de funções de cognitividade em aplicativos, como transform ação de voz em texto e vice-versa, e reconhecimento visual. A API Harmony é outro diferencial, permitindo a consulta a um catálogo crescente de APIs, que levam o desenvolvedor a descobrir quais delas se encaixam melhor na criação de seus aplicativos.