Testamos e comparamos: saiba qual é o melhor celular do Brasil no momento

Na nossa bancada estão: Samsung Galaxy S10 Plus, o Huawei P30 Pro e o LG G8S.

Design

O Galaxy S10 Plus é o mais fino dos três aparelhos, com apenas 7,8 milímetros de espessura; sendo também o mais leve com 175 gramas. Na outra ponta, o mais espesso e pesado é o Huawei P30 Pro, que tem 8,4 milímetros de espessura e pesa 192 gramas. Já no meio termo, o LG G8S tem 8 milímetros de espessura e pesa 181 gramas.

O Galaxy S10 Plus, assim como o Huawei P30 Pro possui um visual bem moderno com cores em seu corpo que se aproveitam do reflexo da luz ambiente. A diferença entre eles acaba sendo mais visível nos tamanhos, e também na posição das câmeras.

O LG G8S ThinQ aposta em um visual mais tradicional, que conta com cores sólidas e um leitor de digitais na parte traseira. Já as suas câmeras seguem o mesmo esquema do Galaxy S10 Plus, mas são um pouco menos saltadas que nos outros aparelhos.

Na nossa opinião, o destaque no quesito design fica para o Galaxy S10. Além das cores do aparelho chamarem bastante a atenção, o telefone ainda é mais leve e o seu acabamento nas bordas facilitam a sua utilização, mesmo quando ele é segurado com apenas uma mão.

Tela

Para comparar a tela dos aparelhos existem um monte de aspectos técnicos a serem levados em consideração como resolução e o tipo de display utilizado. Mas, o mais importante é saber como esses aparelhos se saem no dia-a-dia, na prática. Assim, para testar a tela deles, nós decidimos rodar um mesmo vídeo nos três aparelhos, tudo ao mesmo tempo e lado a lado para saber quem leva a melhor.

Mesmo sem apresentar uma imagem ruim, a Samsung ficou com o terceiro lugar. A tela do Galaxy S10 Plus traz um nível de brilho bem alto, mas acaba pecando no contraste. O resultado pode até ser bom para o uso em aplicativos, mas graças a essa combinação, o conjunto de cores para alguns elementos em vídeos e imagens acaba bem saturadas, ou seja, as suas cores não são tão vivas e ficam meio lavadas.

Em uma situação um pouco melhor, o Huawei P30 Pro alcança um equilíbrio maior entre o brilho e contraste, fazendo com que as suas cores sejam mais realistas. Mas o seu tom de preto acaba sendo bem forte, o que deixa a sua tela mais escura com certa facilidade.

Já o primeiro lugar acabou ficando com o LG G8S ThinQ, mesmo ao ter uma resolução ligeiramente menor do que seus concorrentes. Além de oferecer um equilíbrio de cores parecido com o que é visto com no aparelho da Huawei, a LG conseguiu trabalhar melhor os tons de preto.

Desempenho

O Galaxy S10 traz 8 giga de memória RAM e conta com o seu próprio processador octa-core, o Kyro 485. Já o smartphone da Huawei também traz um processador exclusivo, sendo este o octa-core Kirin 980 com 8 GB de memória RAM. A LG conta com o processador Qualcomm Snapdragon 855, mas tem apenas 6GB de memória RAM.

Mesmo possuindo configurações parecidas, o que importa é o desempenho real dos aparelhos, saber o quão rápidos eles conseguem ser para um dia comum. Assim, a primeira bateria de testes deles foi abrindo aplicativos ao mesmo tempo, para saber quem era o mais rápido. O ranking ficou com: LG G8S em primeiro lugar, Huawei P30 Pro em segundo por pouco e o Galaxy S10 Plus com a última posição.

Já a segunda prova para a parte de desempenho fica para quem gosta de números e aspectos técnicos. Nós testamos os smartphones em quatro aplicativos de benchmark para testar a capacidade de sua CPU, memória RAM, desempenho gráfico e até a sua eficiência em relação ao consumo de energia. A disputa ficou bem acirrada com placares variando a favor do Galaxy S10 Plus e do LG G8S, principalmente nos quesitos de multiprocessamento e de capacidade gráfica. Já quem acabou bem abaixo em todos os quesitos de benchmark, foi o Huawei P30 Pro.

Com estes resultados, dá para dizer que os benchmarks nem sempre demonstram o que é sentido ao usar o aparelho de verdade. Então, para o desempenho, o nosso ranking é: LG G8S em primeiro lugar, Huawei P30 Pro em segundo e Galaxy S10 Plus em terceiro.

Câmera

Antes de falar das câmeras fica sempre aquele aviso: não é apenas o número de megapixels que importa. É preciso também verificar a abertura das lentes para saber como elas se saem com diferentes iluminações; claro, além de outros aspectos técnicos. O Galaxy S10 tem três lentes traseiras, sendo uma wide de 12 megapixels com abertura variável f/1.5 até f/2.4, a segunda teleobjetiva de 12 megapixels e abertura f/2.4 e a terceira ultrawide de 16 megapixels e abertura f/2.2; já o Huawei P30 Pro conta com três lentes traseiras sendo a primeira wide 40 megapixels com abertura f/1.6, a segunda teleobjetiva de 8 megapixels e abertura f/3.4 e a última de 20 megapixels com abertura f/2.2, além de um sensor Time of Flight para a detecção de informações de profundidade. Já o LG G8S também conta com três câmeras traseiras, sendo a primeira de 12 megapixels com abertura f/1.8, a segunda teleobjetiva de 12 megapixels e abertura f/2.6 e a terceira ultrawide com 13 megapixels e abertura de f/2.4, contando também com um sensor Time of Flight.

Aqui, mesmo ao ter lentes com especificações superiores, o Huawei P30 Pro ficou apenas com o terceiro lugar. Isso acontece por causa de seu processamento, que acaba distorcendo alguns elementos das imagens para deixá-los mais perfeitos, tendo um resultado distante do que é visto de verdade. No segundo lugar, ficou o LG G8S, que apesar de usar a mesma técnica da Huawei, ainda consegue apresentar cores melhores. Já a medalha de ouro fica mesmo o Galaxy S10+, que apesar de saturar algumas cores, é o que mais consegue representar os detalhes vistos por sua lente.

O resultado visto para as câmeras traseiras do aparelho se repetiu para as selfies.

Armazenamento [Errata: A princípio foi informado que o Huawei P30 Pro teria 128 GB de espaço para armazenamento, mas ele possui 256 GB]

Para a parte de armazenamento, os aparelhos da LG e da Samsung trazem 128 GB de espaço de armazanemento, enquanto o Huawei P30 Pro traz 256 GB. Assim como a maioria dos aparelhos com Android, todos eles contam com opções para expandir o espaço de seu armazenamento. Mas fica um aviso importante: enquanto o Galaxy S10 Plus e o LG G8S possuem a entrada tradicional para cartões microSD, o Huawei P30 Pro utiliza um cartão proprietário, que não é encontrado com tanta facilidade.

Bateria

Não é sempre que os números de miliamperes hora ditam a duração de uma bateria, mas aqui este foi o resultado. O Huawei P30 Pro tem uma bateria ligeiramente maior do que o Galaxy S10 Plus, podendo ser utilizado por mais de 24 horas sem depender de uma recarga. Já o Galaxy S10+ tem a segunda maior bateria, mas que aguenta apenas um dia, chegando ao final dele com aproximadamente 10% de carga. Já LG G8S é o aparelho que tem a menor bateria entre os três, mas graças ao sistema bem otimizado, ele também consegue passar um dia inteiro fora da tomada.

Preço

O Galaxy S10+, na versão de 128 giga, é o mais caro, junto ao Huawei P30 Pro são os aparelhos mais caros no Brasil, chegando a custar 5500 reais. Já o LG G8S acaba de chegar as lojas, mas é mais barato, tendo o preço sugerido de 4300 reais.

Conclusão

Em terceiro lugar ficou o aparelho da Huawei P30 Pro, que apesar de impressionar no desempenho de aplicativos, as vezes falha em jogos. Entretanto, entre os concorrentes, nenhum chegou perto da sua autonomia de sua bateria.

O segundo lugar ficou para o Galaxy S10 Plus, que traz um design bem bonito, mas peca no desempenho. Mas se o seu interesse é fotos, este é o cara certo para você.

Já o primeiro lugar fica para o LG G8S, que demonstrou ser o aparelho mais balanceado de todos. Ele tem uma ótima câmera para fotos e o seu desempenho para programas e jogos é bem acima da média. Isso sem contar o preço; o mais barato de todos.

E aí, o que você achou do resultado final? Concorda com ele? Alguma sugestão para nós? Deixem seus comentários…

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar


RECOMENDADO PARA VOCÊ