Qual é o melhor notebook de até R$ 2.500? Nós testamos e comparamos

Voltamos à bancada do Laboratório Digital par mais uma bateria de testes e comparações. Este mês, Lenovo, Multilaser e Samsung disputaram o título de melhor notebook com valor até 2500 reais. Colocamos lado a lado os modelos Ideapad 330S AMD, de 15 polegadas, da Lenovo; o Legacy Air, de 13,3 polegadas, da Multilaser; e o Flash F30, também de 13,3 polegadas, da Samsung. Vamos descobrir qual deles oferece o melhor custo benefício?!…

Design

Os três modelos são bastante diferentes. E isso é legal, afinal gosto não se discute. Em questões de peso e dimensões, o Lenovo - por ser maior - é o mais pesado e também o mais grosso dos três, com 20,9 milímetros de espessura e 1 quilo e 870 gramas. Na outra ponta, o modelo da Multilaser é o mais fino e mais leve também, com apenas 14 milímetros de espessura e 1 quilo e 250 gramas. O Samsung, nesse ponto, é parecido com o menor: 16,9 milímetros de espessura e 1 quilo e 370 gramas

Os modelos da Multilaser e Samsung, exatamente pelo tamanho e peso reduzido, são mais práticos para transportar. O Legacy Air, da Multilaser, é bem minimalista. Com acabamento em alumínio na cor azul, a simplicidade agrada. Chega até a lembrar notebooks mais tops de linha. O Ideapad, da Lenovo, é bem tradicional também. Com cortes mais retos no seu acabamento metálico, tem um ar mais clássico e até corporativo. O que o diferencia mesmo é que ele é bem mais pesado que os outros. O modelo da Samsung traz uma proposta diferente: um design mais jovem com acabamento interno que imita tecido. É elegante por fora e descolado por dentro. Se gosto não se discute, a gente não atribui ponto a este quesito, mas nossa escolha fica com o minimalismo do Multilaser.

Conexões e interface

Os notebooks da Lenovo e da Samsung têm exatamente as mesmas conexões: uma porta HDMI, duas entradas USB e um USB Tipo C. Os três possuem entrada para cartão microSD e fone de ouvido. Já o Multilaser possui apenas uma entrada mini-HDMI e duas portas USB e fica um pouco atrás dos seus rivais.

Desempenho

Os três notebooks possuem exatamente a mesma quantidade de memória RAM; são 4 giga! Os processadores são diferentes. O Lenovo traz embarcado o chip AMD Ryzen 5; o Multilaser vem com o processador Intel Celeron N3350; e o Samsung também tem o Celeron em seu interior, mas o modelo N4000 - um pouquinho superior. Na prática, além dos números, dá, sim para notar algumas diferenças no uso cotidiano entre as três máquinas. Sem dúvida, a velocidade do disco, na verdade o SSD, no modelo da Samsung se destaca - o que torna a máquina bastante responsiva e rápida. Por outro lado, o processador AMD do Lenovo é bem superior aos outros dois; depois do acesso ao disco, a experiência de executar diversas tarefas no Ideapad é a melhor de todas.

Para uma análise mais um pouco mais profunda e detalhista de desempenho, submetemos os três notebooks a baterias de testes independentes que, depois de avaliarem uma série de itens no aparelho, dão uma nota para cada máquina. Os testes avaliam tudo: capacidade do processador, interface gráfica e performance do processador gráfico em 2D e 3D, memória e velocidade do disco. O resultado foi unânime em todos os benchmarks: o modelo da Multilaser ficou em último em todas as baterias de testes; é o computador mais lento dos três. O notebook da Samsung ficou em segundo lugar, mas não muito superior ao Legacy Air, da Multilaser. O destaque mesmo do Flash F30 é o SSD e a velocidade de leitura do disco. Por fim, o Lenovo surpreendeu e ficou muito à frente em todas as comparações de benchmark com destaque principalmente para o desempenho do processador e também pela capacidade gráfica da máquina. Vitória indiscutível e com boa vantagem sobre seus concorrentes.

Armazenamento

O modelo da Multilaser traz apenas 32 giga de memória no formato eMMC; uma espécie de cartão de memória fixo. O funcionamento é similar ao SSD, mas o desempenho não é o mesmo. É mais rápido que o HD, mas fica atrás do SSD. O notebook da Samsung, sim, tem um SSD de 64 giga. Ambos podem ter sua memória aumentada com o uso de um cartão microSD. Já o Lenovo conta com um disco rígido do tipo HD de 1 Terabyte de espaço. Neste ponto, é preciso considerar e comprar entre espaço de armazenamento e desempenho. O SSD oferece velocidade de leitura muito superior, em compensação o HD tem espaço de sobra para armazenar seus arquivos.

Tela

A tela de 15 polegadas do Lenovo deixou a desejar. Tudo bem que se trata de um computadore de entrada, mas além da qualidade inferior aos outros - o Ideapad tem resolução HD - as imagens em diversas situações se apresentaram com baixo contraste e saturação. O brilho é bom, mas a impressão quando colocada lado a lado com os outros modelos é de uma imagem lavada e sem vida. De qualquer forma, vale o destaque de que graças ao processador gráfico superior, as imagens na tela do Lenovo são mais fluidas e dinâmicas.

A tela do Legacy Air, da Multilaser, é bem mais interessante. Já com resolução Full HD, o contraste e a saturação são muito melhores. Ainda que às vezes a saturação seja um pouco exagerada e a imagem fique um pouco azulada. O brilho é bom também. Mas o grande vencedor no quesito tela é, sem dúvida, o Flash F30, da Samsung. O display Full HD de LED é o que apresenta imagens mais próximas da realidade, mais equilibradas e com cores mais vibrantes. O brilho é o mais alto dos três e o nível de contraste e saturação são ótimos também.

Bateria

A duração da bateria varia muito de acordo com o tipo de uso. Mas a gente leva em consideração nossa experiência e também as promessas das fabricantes. Nenhuma sugere quanto tempo cada máquina suporta longe da tomada. Mas a gente tem as capacidades nominais de cada bateria. A do Lenovo Ideapad tem 30 watts-hora. O Legacy Air, da Multilaser, tem bateria de 9500 miliampere-hora. E, com capacidade ainda maior, a bateria do Flash F30, da Samsung, tem 39 watts-hora.

Preço

Na avaliação custo-benefício, claro, o preço faz diferença na hora de encontrarmos a melhor combinação. De baixo para cima, o modelo da Multilaser é o mais barato, com valor entre 1200 e 1500 reais. Um pouco acima, o notebook da Samsung tem preço sugerido de 2100 reais, mas em uma pesquisa rápida na internet, a gente encontrou o Flash F30 por até 1800 reais. Já o Lenovo, um pouquinho mais caro, é vendido oficialmente pela marca por 2300 reais. E, sim, a gente também encontrou ele um pouco mais em conta em alguns sites de varejo online.

Conclusão

Esta, definitivamente, não foi uma decisão fácil. Tela maior ou mais mobilidade? Mais espaço de armazenamento ou maior velocidade de leitura do disco? A gente decidiu: em terceiro lugar, com todo seu design minimalista, o Legacy Air, da Multilaser. É verdade, o modelo é o mais em conta dos três. Dependendo do caso, a economia pode chegar a quase mil reais. Mas, infelizmente, o Multilaser ficou atrás em diversos aspectos, principalmente na performance. Fora isso, 32 giga de armazenamento é muito pouco se pensarmos em instalar aplicativos e armazenar algumas fotos e vídeos localmente no PC. A qualidade da tela Full HD é razoável. E para fechar essa medalha de bronze, o Legacy Air é o único que ainda não possui entrada USB Tipo C.

A definição do segundo lugar foi ainda mais difícil. Mas a posição foi ocupada pelo Ideapad 330S AMD, da Lenovo. Com 15 polegadas, é um notebook interessante para quem busca telas maiores. Por outro lado, é um tanto pesado e menos móvel se assim podemos dizer. O processador AMD Ryzen 5 garante quase uma performance de equipamento top de linha - o que quase definiu a vitória para a Lenovo. Mas o que deixou - e muito - a desejar foi a qualidade da tela. As imagens ficaram lavadas e sem vida. Ainda que o armazenamento de 1 terabyte seja mais do que muitos de nós precisa, a leitura do disco rígido compromete um pouco o desempenho geral da máquina.

A escolha do Olhar Digital para o melhor notebook até 2500 reais foi o Flash F30, da Samsung. Vamos começar pelo valor: apesar do preço sugerido pela fabricante de 2100 reais, a gente encontrou o notebook por cerca de 1800 reais. Neste caso, ele fica um pouco mais caro do que o Multilaser e pouca coisa mais barato que o Lenovo. No entanto, o modelo é moderno; o SSD de 64 giga não garante assim tanto espaço de armazenamento, mas faz muita diferença no desempenho da máquina que, mesmo com um processador inferior ao Lenovo, quase se equipara na performance. A tela de LED da Samsung é um destaque à parte; sem dúvida a melhor e mais equilibrada das três. Por último e não menos importante, o modelo da Samsung traz tecnologias novas. Além da entrada USB Tipo C, o Flash F30 tem leitor de impressão digital e velocidade de rede gigabit. A gente percebeu bem a diferença na hora de navegar. A performance gráfica não é das melhores, mas razoável para um equipamento deste nível. Vitória nos detalhes da Samsung.

E aí? O que você achou da nossa decisão? Já experimentou ou usa um desses notebooks? Tem alguma observação a fazer? Fique à vontade, deixe seus comentários e até a próxima!

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar


RECOMENDADO PARA VOCÊ