Como observar o eclipse da Lua desta terça-feira

Fenômeno lunar poderá ser visto no país inteiro no começo da noite de hoje; confira todas as informações

Duas semanas após um eclipse solar que pôde ser observado em diversas partes do país, um novo fenômeno vai aparecer no céu brasileiro: desta vez, será um eclipse lunar parcial.

O fenômeno desta terça-feira, 16, é diferente do observado duas semanas atrás. A Terra, o Sol e a Lua vão se alinhar novamente, mas desta vez não será um alinhamento perfeito. Como consequência, apenas uma parte da Lua vai ser coberta pelo nosso planeta.

A boa notícia é que vai ser muito mais fácil de observar o eclipse de hoje em relação ao anterior. Por ser lunar, não há necessidade de nenhum tipo de equipamento especial para ver, já que olhar diretamente para a Lua não traz riscos a saúde. Assim, o eclipse pode ser visto a olho nu, mas é recomendado o uso de acessórios como telescópios e binóculos para quem quiser ver melhor.

Além disso, o fenômeno vai durar bastante tempo: a fase de penumbra (quando ainda não é possível ver perfeitamente a sombra da Terra) começa às 15h43 (horário de Brasília). A fase máxima, chamada umbra, começa às 17h01 e vai até 19h52 (horários de Brasília) - essa faixa de tempo é a melhor para quem quiser observar o eclipse.

Depois disso, o fenômeno vai continuar com uma nova fase de penumbra que vai durar até 21h17.

É o segundo eclipse lunar do ano - o primeiro ocorreu em janeiro - e será o último durante algum tempo. O próximo fenômeno do tipo só vai acontecer no final de 2021.

Quais os melhores horários para assistir?

O eclipse acontece em fases. Num estágio inicial a Lua começa a entrar na sombra da Terra, momento conhecido como "penumbra". Isso começa cerca de 1 hora e 15 minutos antes do início do eclipse propriamente dito, a "umbra", quando a sombra da Terra é bem visível sobre a superfície Lunar. Veja abaixo os horários de início e término da umbra em todas as capitais do país. Os dados são do site Time and Date.

  • Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória: das 17:01 às 19:59, ápice às 18:30
  • Boa Vista: das 16:01 às 18:59, ápice às 18:17
  • Campo Grande e Cuiabá: das 16:01 às 18:59, ápice às 17:30
  • Macapá: das 17:01 às 19:59, ápice às 18:35
  • Manaus: das 16:01 ás 18:59, ápice às 18:06
  • Porto Velho: das 16:01 às 18:59, ápice às 18:11
  • Rio Branco: das 15:01 às 17:59, ápice às 17:26

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ