Ubuntu 8.04 Hardy Heron tem melhorias na segurança e em multimídia

Entre as novidades, usuários podem instalar a distribuição de Linux a partir do Windows usando o Wubi

ubu

Seis meses após a divulgação oficial da sua versão anterior, a Canonical lança nesta quinta-feira, 24 de abril, o Hardy Heron, nome escolhido para a versão 8.04 do sistema operacional aberto Ubuntu.

 

Além do fluxo constante de novas bibliotecas de softwares e aplicações, o Hardy Heron tem novas funções voltadas para melhorar a experiência tanto para desktops como para servidores. Entre as novidades, usuários podem instalar a distribuição de Linux diretamente a partir do Windows usando o Wubi.

No Ubuntu 8.04 LTS Desktop, o PulseAudio dá mais controle sobre aplicações de áudio, enquanto o Xorg 7.3 é mais flexível para suportar a configuração dinâmica da tela.

A nova versão também tem melhorias de acessibilidade, como funções de reconhecimento de voz e zoom, suporte a conteúdo multimídia e compartilhamento de músicas com gadgets. Para melhorar a segurança e o gerenciamento do sistema, o PolicyKit está integrado no desktop permitindo controle das permissões de usuários e aplicações administrativas. Segurança adicional também é acrescentada pelo suporte ao AppArmar e ao SELinux.

Administradores que instalem o Ubuntu 8.04 LTS Server também poderão usar o novo cliente para desktop remoto Vinagre que substitui o tradicional xvnc. As melhorias para servidor do Hardy incluem o total suporte para virtualização do KVM, uma opção simples para instalar terminais, integração com o Active Directory, novos firewalls e suporte ao iSCSI.

No dia anterior ao lançamento, a operação brasileira da Canonical anunciou que o Hardy Heron terá suporte local para facilitar a integração do Ubuntu com ambientes corporativos.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ