Falha em leitores de PDF é descoberta após 20 anos

A falha adicionava novas informações ou modificava informações existentes para fraudar documentos

Pesquisadores da Universidade Rurh de Bochum, na Alemanha, descobriram uma falha em leitores de PDF que, aparentemente, existe há 20 anos. A falha está no suporte de assinaturas digitais em arquivos nesse formato, que são utilizados desde 1999. A depender do ataque utilizado, o conteúdo pode ser alterado sem invalidar as assinaturas.

A assinatura digital é um meio considerado seguro para assinar documentos: trata-se de um recurso que avisa o destinatário de que o documento não foi alterado por ninguém, já que usa criptografia para garantir a segurança. É nela, entretanto, que se encontra a vulnerabilidade.

Para ilustrar o problema, os pesquisadores usaram como exemplo a alteração de um documento já assinado — um recibo da Amazon. O material foi forjado para mostrar que o usuário deve receber um reembolso de US$ 1 trilhão e a assinatura mostra que o documento é verdadeiro, sem nenhum tipo de alteração.

FOTO: PDF Insecurity

Existem três possibilidades de ataque: Falsificação de Assinatura Universal (USF), Ataque de Economia Incremental (ISA) e Assalto à Assinatura (SWA). O primeiro manipula a assinatura digital e impossibilita que o leitor de PDF a verifique. Esse meio foi o que menos funcionou nos leitores de PDF, mas ele dá certo em duas ferramentas muito utilizadas, o Adobe Acrobat Reader DC e o Adobe Reader XI. O segundo, por sua vez, adiciona conteúdo ao final de um PDF sem que o usuário seja notificado. Os ataques mais bem-sucedidos foram os de SWA, que movem o conteúdo originalmente assinado para outra parte do documento e inserem qualquer tipo de informação.

A lista de programas suscetíveis à fraude inclui leitores como o LibreOffice Draw, o Adobe Acrobat Reader DC e o Foxit Reader. As empresas responsáveis pelos softwares foram notificadas em outubro de 2018 e é provável que as falhas já tenham sido corrigidas por uma atualização.

Via: Genbeta

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ