23 mil sites ligados a spam são identificados por dia

Nos três primeiros meses de 2008, 92,3% dos e-mails enviados eram spam

spam

Um estudo da empresa britânica de segurança Sophos afirma que, a cada dia, são identificados 23,3 mil sites relacionados a spam, ou seja, mensagens não-solicitadas que, muitas vezes, são parte de golpes virtuais: a média é de uma página a cada três segundos. Ainda de acordo com essa pesquisa, 92,3% de todos os e-mails enviados durante os três primeiros meses de 2008 foram classificados como spam.

Esses sites são criados para burlar os filtros anti-spam usados principalmente por empresas. Os piratas sugerem nos e-mails os links que levam a essas páginas, freqüentemente com o objetivo de infectar o computador dos visitantes. Ao navegar pelo site sugerido, por exemplo, o usuário pode instalar involuntariamente em sua máquina um código malicioso que rouba dados financeiros.

“Enquanto os spammers continuarem lucrando com essa estratégia, a praga dos spams vai continuar”, afirmou Carole Theriault, consultora da Sophos. “As empresas precisam aprender a identificar melhor essa ameaça e reconhecer a importância de fazer a análise das mensagens antes de entregá-las a seu destinatário”, continuou.

O estudo também indica quais os países responsáveis pelo envio de maior volume de mensagens não-solicitadas: Estados Unidos (15,4%), Rússia (7,4%), Turquia (5,9%), Cihina (5,5%) e Brasil (4,3%). Tradicionalmente, o Brasil aparece nas primeiras posições entre as nações que mais contribuem para o volume global de spam.

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ