Para reforçar o desenvolvimento em inteligência artificial, a Apple fechou a aquisição de uma startup chamada Silk Labs, que é conhecida pela criação de softwares de aprendizado de máquina com uma abordagem pró-privacidade.

Fundada pelo antigo CTO da Mozilla Andreas Gal, a Silk Labs até tentou lançar um dispositivo próprio: em 2016, a empresa anunciou uma câmera chamada Sense que tinha como objetivo conectar dispositivos inteligentes em uma casa. Após uma campanha fracassada no Kickstarter, o produto foi cancelado e a startup passou a focar na criação de softwares de inteligência artificial.

O diferencial do software da Silk Labs para outras ofertas do mercado é o foco em privacidade: de acordo com o site da startup, a tecnologia de visão de máquina é capaz de detectar pessoas e reconhecer o rosto, mas com uso de criptografia para proteger informações pessoais: ela diz que o algoritmo envia apenas alguns momentos-chave de vídeo para a nuvem em vez da transmissão constante de conteúdo.

De acordo com o site The Information, a compra da Silk Labs foi fechada há alguns meses e o preço não foi muito alto, embora o valor não tenha sido divulgado. Apple e Silk Labs não comentaram o negócio.