O Google Notícias estaria destruindo o plano de dados de usuários do Android. Segundo relatos, o aplicativo de notícias estaria consumindo uma grande quantidade de internet em segundo plano, mesmo quando desconectado da rede Wi-Fi. Em alguns casos, o problema estaria até gerando cobranças adicionais no planos de celular dos indivíduos.

De acordo com a publicação do The Verge, o alto consumo de dados do Google Notícias teria começado por volta de junho. No entanto, a empresa só se manifestou sobre o caso em seu fórum de suporte em setembro, prometendo trabalhar em uma solução. Até o momento, contudo, o alto consumo segue acontecendo.

Ao que tudo indica, os picos de consumo de internet do aplicativo do Google acontecem de maneira aleatória. Segundo um leitor do site norte-americano, o aplicativo consumiu mais de 12 GB de dados em apenas uma noite, gerando uma cobrança adicional na conta de US$ 75 (R$ 280) porque o Wi-Fi havia se desconectado. O programa, inclusive, não estaria nem mesmo respeitando a restrição ao download via dados móveis.

Por enquanto, tudo indica que a única forma de impedir gastos excessivos do Google Notícias é desabilitar o acesso do aplicativo a dados em segundo plano. O usuário pode fazer isso abrindo o Google Notícias na lista de aplicativos das configurações do sistema. Em seguida, basta clicar em “Uso de dados” e “Desabilitar o uso de dados em segundo plano”.