Duas pessoas entraram com processos judiciais contra a Apple alegando que a empresa anunciou falsamente o tamanho da tela e a contagem de pixels das telas dos novos iPhones – XS, XS Max, além do iPhone X.  A ação corre na corte distrital do norte da Califórnia.

O processo alega que a Apple mentiu sobre os tamanhos das telas, uma vez que a companhia contou as áreas que não são di display, como o entalhe e os cantos. Assim, a nova linha de iPhones não traz a “tela infinita”, como fora anunciada no dia de seu lançamento. Ainda de acordo com a reclamação, que traz 55 páginas, o tamanho da tela do iPhone X, por exemplo, deve ser de 5,8 polegadas, mas os autores mediram as dimensões e afirmam que o display “traz apenas cerca de 5,6875 polegadas”.

Os demandantes também alegam que os telefones da série iPhone X têm resolução de tela menor do que a anunciada. O iPhone X deveria ter uma resolução de 2436×1125 pixels, mas o produto não contém pixels reais, com subpixels vermelho, verde e azul em cada pixel, de acordo com a reclamação. O iPhone X, supostamente, tem apenas dois subpixels por pixel, o que é menos do que o anunciado, disse a ação. O processo também alega que o iPhone 8 Plus tem uma tela de maior qualidade do que o iPhone X.

Procurada pela reportagem do site CNet, a Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Os advogados dos demandantes não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

publicidade

Esta não é a primeira vez que a Apple é processada por seus produtos. Em março deste ano, dezenas de clientes processaram a empresa, em um total de 59 ações judiciais separadas, por causa de um software que prejudicou alguns iPhones mais antigos. Em junho, a Apple foi atingida por outro processo, que exigiu US $ 5 milhões em danos sobre “a tendência da tela do Apple Watch de quebrar ou se soltar do corpo do relógio”.