O acidente fatal no qual um veículo autônomo da Uber atropelou uma pedestre fez com que a empresa mudasse de planos. Após dois meses de investigação e da interrupção dos testes nos Estados Unidos inteiros, a empresa optou por encerrar a operação em definitivo no estado do Arizona, onde o incidente ocorreu

A empresa estava testando a tecnologia de direção autônoma nas ruas do Arizona desde 2016, sem incidentes maiores. No entanto, o atropelamento fatal arranhou a imagem do programa experimental e a empresa perdeu boa parte da confiança do público e das autoridades. Como resultado do fim dos testes, a empresa também demitiu 300 funcionários que estavam envolvidos no programa.

A investigação sobre o incidente ainda está em andamento, e não há um parecer final da polícia da cidade de Tempe sobre o que aconteceu. Na época do acidente, a suspeita era de que a Uber havia instalado menos sensores do que o recomendável, o que indicaria que o carro simplesmente não havia identificado a pedestre no meio da rua. No entanto, uma matéria diz que as investigações indicam que, sim, a mulher foi vista, mas o carro decidiu não parar ou desviar por julgar erroneamente que se tratava de um “falso positivo”. Ou seja: o sistema acreditou que não havia risco real e decidiu não tomar ação.

Pelas imagens divulgadas pela polícia, fica muito claro que não houve nenhuma reação por parte do veículo diante de uma pessoa na pista. A motorista de emergência, que tinha a missão ingrata de encarar o tédio por horas e dias inteiros para reagir em uma fração de segundos, também não conseguiu reagir; o vídeo a mostra olhando para baixo instantes antes do impacto.

publicidade

A Uber, por sua vez, já fechou um acordo fora dos tribunais com a família da vítima, Elaine Herzberg, que tinha 49 anos. Os termos do acordo não foram divulgados.

A empresa ainda não desistiu da tecnologia de direção autônoma, no entanto. O comunicado interno divulgado pela empresa e obtido pelo site Ars Technica mostra que a empresa pretende retomar as atividades em outra cidade, mas a direção será realizada de uma forma muito mais limitada.