Embora esteja presente em todo PC com Windows 10, a Cortana jamais conseguiu obter o mesmo que as suas competidoras. No entanto, o CEO da Microsoft, Satya Nadella revelou que a companhia ainda não desistiu da sua assistente pessoal. Pelo contrário, a ideia do executivo é que ela seja incorporada nas rivais Google Assistente e Alexa

Em entrevista ao The Verge, Satya Nadella disse que não vê a Cortana como uma competidora das outras assistentes pessoais. Segundo ele, a presença da inteligência artificial da marca em caixas de som não é uma prioridade no momento. No lugar, o executivo defende que a Cortana aja como um aplicativo para os assinantes do Microsoft 365.

publicidade

“Você deveria ser capaz de usar [a Cortana] no Google Assistente, você deveria ser capaz de usá-la na Alexa, assim como você usa o seus aplicativos no Android ou no iOS. Pelo menos, é o caminho que pensamos que ela deve seguir”, disse o executivo.

Atualmente, a Microsoft e a Amazon já possuem uma parceria para que a Cortana possa ser usada na Alexa e vice-versa. Basta o usuário pedir a assistente nativa do seu aparelho para chamar a outra. Entretanto, não há nada anunciado em relação ao Google e esta parceria parece pouco provável no momento.

publicidade

Nos últimos anos, Google e Amazon tem investido bastante no mercado de caixinhas de som inteligentes, com uma participação tímida da Apple com o HomePod. Enquanto isso, a Microsoft nunca demonstrou interesse de entrar diretamente neste segmento e teve pouco apoio de outras fabricantes. Apesar disso, o lançamento de aparelhos com a Cortana embarcada, como o Surface Headphone, não está descartado.

Além das poucas novidades, mudanças internas na Microsoft também tem levantado dúvidas sobre o futuro da assistente pessoal. No fim de 2018, o chefe de desenvolvimento da Cortana deixou a gigante da tecnologia ao mesmo tempo que a assistente era movida da divisão de inteligência artificial para o time de “Dispositivos e Experiências”. Além disso, a próxima atualização do Windows 10 deve separar a Cortana da ferramenta de pesquisa do sistema.