O WhatsApp é frequentemente usado por golpistas, que se aproveitam de acontecimentos recentes para tentar enganar pessoas. Agora, a campanha do Outubro Rosa, que visa conscientizar pessoas da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, é alvo de um mensagens maliciosas que prometem camisetas, mas só querem roubar dados e conseguir dinheiro.

O golpe foi detectado por pesquisadores da empresa de segurança Kaspersky. Ele segue os mesmos moldes de outros ataques do tipo: a vítima é levada a participar de um questionário com a promessa de uma camiseta de graça. Depois de responder três perguntas, ela recebe orientações para receber o prêmio e precisa distribuir a mensagem para mais 10 amigos – é a tentativa dos golpistas de atingirem ainda mais vítimas.

Ao encaminhar a mensagem falsa para amigos, a pessoa é levada a um site que pede a instalação de uma VPN – é com isso que os hackers conseguem ganhar dinheiro, já que o tráfego gerado nessa rede privada rende lucros para eles.

Para evitar cair nesse tipo de golpes, as orientações dos pesquisadores da Kaspersky são as de sempre: desconfie de mensagens e anúncios que prometem prêmios ou ofertas vantajosas demais, e evite clicar em links distribuídos pelas redes sociais, especialmente quando vierem de pessoas desconhecidas.

publicidade

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!