É bem comum que ao assistir um vídeo no YouTube, você queira minimizar o navegador e continuar vendo o seu conteúdo. A plataforma de vídeos, entretanto, possui algumas limitações e só permite que o áudio continue a ser reproduzido dessa forma por métodos convencionais.

Felizmente, existe uma forma de burlar esta limitação imposta pelo YouTube e navegadores com uma extensão, que pode ser usada no Chrome ou em outros browsers que possuem o suporte aos seus complementos. A seguir, confira como continuar a assistir um vídeo no YouTube com o navegador minimizado:

  1. Com o Chrome aberto, acesse o link da extensão Picture-in-Picture;
  2. Já na página aberta, clique em “Usar no Chrome”;

    Reprodução

  3. Na mensagem que surgir, clique em “Adicionar extensão”;
  4. No YouTube, comece normalmente a reprodução de algum vídeo e durante a sua reprodução clique no ícone que foi adicionado ao lado da barra de endereços;

    Reprodução

  5. Agora, o vídeo já deverá ficar rodando mesmo se o navegador for minimizado e você poderá realizar outras tarefas no sistema.

    Reprodução

Durante os testes realizados pelo Olhar Digital, a extensão não apresentou um aumento no consumo de memória RAM ou qualquer lentidão no sistema. Um aviso importante é que durante a reprodução do vídeo por este método, a guia do YouTube no Google Chrome precisa ser mantida aberta. Para fechar o modo PiP, basta passar o mouse sobre o vídeo e clicar no ícone representado por um “x”.