Com mais de um milhão de unidades vendidas nos primeiros três meses de 2017, o mercado de PCs voltou a crescer no Brasil depois de cinco anos em queda, segundo dados da IDC Brasil. Dos aparelhos vendidos, 70% são notebooks. Já que o pessoal voltou a comprar, o Laboratório Digital deste mês vem em boa hora. Testamos e comparamos quatro notebooks top de linha disponíveis no mercado nacional. Convidamos as marcas e cada uma enviou o modelo que considera carro-chefe no quesito qualidade. Quatro marcas aceitaram o desafio. Assim, colocamos lado a lado os modelos XPS 13, da Dell; Elitebook X360 G2, da HP; Yoga 910, da Lenovo; e Style S50, da Samsung.

DESIGN

Esta primeira impressão faz diferença; ainda que neste caso, as diferenças são pequenas; principalmente entre Dell, HP e Lenovo. Com apenas 860 gramas e 13,4 milímetros de espessura, o modelo Style S50, da Samsung, é o mais leve e mais fino da categoria. A leveza realmente impressiona. O que a gente não gostou foi desta borda preta mais larga em volta da tela. O notebook da HP também traz essa borda maior em volta do display; dos quatro o Elitebook X360 G2 é que tem mais “cara” de equipamento corporativo. Ele pesa 1 quilo e 280 gramas e tem 14,9 milímetros de espessura. O acabamento em monobloco de alumínio é de primeira; os cortes nas laterais são um pouco mais retos. O modelo da HP permite abertura de 360 graus para uso em formato de apresentação.

O Yoga 910, da Lenovo, também gira até 360 graus e permite o uso em diversas situações. Ele é o mais pesado da bancada, com 1 quilo e 380 gramas; sua espessura é de 14,3 milímetros – bem parecido com o modelo da HP em peso e tamanho. Também todo em alumínio, o que mais chama atenção no notebook da Lenovo é a dobradiça em alumínio toda estilizada. Elegante e moderno. Agora o XPS 13, da Dell, é cheio de estilo. Assim como o Yoga 910, a tela é praticamente sem bordas. A espessura varia de 9 a 15 milímetros. O modelo tem 1 quilo e 290 gramas. O acabamento em bloco único de alumínio aparenta ótima durabilidade; por dentro, o charme é para o acabamento em fibra de carbono com leve toque emborrachado na área do teclado. Apesar da tela de 13 polegadas, é um notebook muito compacto e com dimensões externas minúsculas.

publicidade

PROCESSADOR E MEMÓRIA

 

Como explicamos no início, no Laboratório Digital, nós solicitamos às marcas que enviem seus melhores modelos disponíveis para testes no Brasil. Nem todas possuem equipamentos com sua melhor configuração para este fim, ainda assim, o efeito nos nossos testes foi mínimo. Mas, sim, pode fazer diferença na hora da sua decisão final. O Dell XPS 13 e o Yoga 910, da Lenovo, trazem embarcado a sétima geração do processador Intel Core i7 e 8 giga de memória RAM. O Samsung Style S50 também tem um i7 no seu coração, mas ainda o de sexta geração e os mesmos 8 giga de RAM. Já o Elitebook X360 G2, da HP, está com processador Intel Core i5 de sétima geração, mas os mesmos 8 giga de RAM. Números podem dizer alguma coisa, mas o que realmente importa na nossa avaliação é o desempenho da máquina na prática.

Na nossa bancada, os notebooks foram testados para o uso cotidiano; coisas como navegar na internet, acessar redes sociais, ouvir música, editar imagens, assistir vídeos em alta definição e, até testar a velocidade de resposta quando abrimos tudo ao mesmo tempo. Na prática, comparando minuciosamente os modelos, é evidente: não dá para notar diferença ou superioridade de qualquer um dos equipamentos, ainda que em números um seja pouca coisa melhor ou mais novo que outro. O veredito final é que as quatro máquinas são bastante rápidas e mais do que suficiente para o uso normal. Nenhuma deixou nada a desejar no questito performance.

TELA

Já está parecendo que foi combinado, mas isso não existe aqui! Mais uma vez a equivalência dos produtos se destacou. Foi muito difícil notar diferença entre os displays e eleger um melhor – já um nível atrás, o único que não tem tela sensível ao toque é o modelo Style S50, da Samsung – todos os outros são touchscreen. As imagens são muito parecidas, para comparar, tivemos que ir nos mínimos detalhes.

HP Elitebook X360 foi o que causou menor impacto. O display com tecnologia LED de 13,3 polegadas tem resolução Full HD de 1920 por 1080 pixels. Comparado aos outros aparelhos, o brilho é pouca coisa inferior aos seus concorrentes de bancada. O Style S50, da Samsung, tem tela de LED de 13,3 polegadas; a resolução máxima, assim como o HP, é Full HD de 1920 por 1080 pixels. O brilho também é pouca coisa menor que os outros, mas saturação e contraste são ótimos.

O Yoga 910 também tem saturação muito boa e cores bastante vivas. O brilho é um pouco superior aos modelos da HP e Samsung. A tela de LCD é a maior das quatro: 13,9 polegadas com a mesma resolução Full HD. E, por fim, com 13,3 polegadas, o modelo da Dell é o único com display Quad HD e resolução de 3200 por 1800 pixels. A qualidade da tela se destaca frente aos outros: não só pela qualidade, mas também pela ótima saturação e o mais alto brilho entre os modelos testados aqui hoje. O contraste também é melhor do que seus rivais.

SISTEMA OPERACIONAL

Todos os modelos rodam Windows 10 HOME, com excessão do Elitebook X360, da HP, que vem com a versão Windows 10 PRO instalada. O interessante é que a última versão do sistema operacional da Microsoft fica ainda melhor quando usado através das telas sensíveis ao toque, que não está disponível apenas no modelo Style S50, da Samsung.

ARMAZENAMENTO

Mais um ponto em que os notebooks se equiparam. Dell, Lenovo e Samsung trazem memória flash em um SSD de 256 gigabytes. Só o modelo da HP que tem um SSD de 128 giga. Realmente, hoje em dia, 128 giga não é assim tanta coisa. Mas se a gente pensar nos serviços de armazenamento em nuvem disponíveis atualmente, espaço interno isso definitivamente deixou de ser uma preocupação. Joga na nuvem e pronto!

CONECTIVIDADE

Os quatro modelos modelos trazem conexão Wi-Fi padrão 802.11AC de alta velocidade. Todos têm saídas USB 3.0. Os que se destacam aqui são os aparelhos da Dell e da HP. Ambos trazem o novo UBS Type “C” 3.1 e porta de entrada para cartão SD – o Samsung também traz entrada para cartão SD, mas, por enquanto, nada do novo USB. Já o Yoga 910, além do USB 3.0, tem duas portas do novo USB Type C e mais nada.

BATERIA

Esta é uma avaliação extremamente importante, afinal, estamos falando de notebooks; dispositivos móveis – o que significa que quanto mais tempo longe da tomada, melhor. Com uma promessa de até 10 horas de uso contínuo, o modelo da Samsung é o que traz bateria com menor autonomia; em seguida, a bateria de 4 células do notebook da Dell promete até 13 horas de uso. A Lenovo diz que a bateria do novo Yoga 910 dura até 15 horas e meia longe da energia elétrica. E a melhore eficiência energética ficou com o modelo HP, que tem autonomia de até 16 horas de meia sem precisar ser recarregada.

PREÇO

Todos os modelos têm seus preços sugeridos pelos fabricantes, mas vira e mexe a gente pesquisa um pouquinho e encontra valores mais em conta. Como estamos comparando equipamentos top de linha, o preço não é fator decisivo, mas é importante notar a diferença. De baixo para cima – do mais barato para o mais caro – o Samsung Style S50 foi o que encontramos com menor preço: 6500 reais. Em seguida, já um tanto mais caro, o Dell XPS 13 é vendido por 9 mil e 200 reais. Já para o modelo da HP, o Elitebook X360 G2, encontrado em lojas específicas de equipamentos corporativos, o preço varia entre 9 e 10 mil reais. E o mais caro da turma é o lançamento da Lenovo; o Yoga 910 custa a partir de 10 mil reais…caro! Aliás, tão caro que a gente cogitou fazer algumas contas básicas para saber se não vale a pena comprar passagens, passar um final de semana nos Estados Unidos e trazer um notebook novo de lá…

CONCLUSÃO

A definição de um ranking envolvendo equipamentos top de linha está nos detalhes. Os quatro notebooks são muito bons e não deixam a desejar em nenhum quesito. Aliás, os pequenos altos e baixos só podem ser notados quando colocamos, literalmente, eles lado a lado na bancada.

Em último lugar na nossa escolha, ficou o HP Elitebook X360 G2 – o modelo não “perdeu” necessariamente nenhuma disputa, mas também não obteve grande destaque na comparação com seus rivais. Ele foi o único que veio com um processador um nível inferior; Intel Core i5 e menor espaço interno de armazenamento; 128 gigabytes de memória. Uma máquina mais robusta pronta para o executivo de alto nível e exigente.

Em terceiro lugar, o mais barato dos quatro, com preço fora da curva neste Laboratório, o Samsung Style S50 com sua leveza extrema e ergonomia; sem contar a tela que abre 180 graus. Apesar de parecer frágil, é um notebook incrível. Se as 10 horas de autonomia da bateria deixam um pouco a desejar, a qualidade do display de LED surpreendeu com todo brilho e saturação combinados com a definição Full HD.

A decisão do primeiro lugar é polêmica, inclusive entre nossos editores. O modelo compacto do Dell XPS 13 aliado à sua tela com resolução Quad HD é um show à parte… isso sem contar quase inexistência de borda no display. É uma máquina super rápida que atende até usuários mais exigentes. Garante um segundo lugar com um pezinho no topo. Já o Yoga 910, o novo modelo da Lenovo, se destaca pela versatilidade e possibilidade de usar o notebook de diversas formas graças à dobradiça cheia de estilo. A tela, ainda que seja Full HD e não 4K, se destaca pelo alto brilho e ótima definição. A autonomia da bateria é um pouquinho superior ao modelo da Dell. Vitória do novato e um dos Laboratórios mais acirrados da história do Olhar digital.

E você, o que achou da nossa escolha? Já experimentou algum destes aparelhos? O que achou deles? Compartilhe sua opinião!