Veja como escolher a câmera de ação ideal para você

Para quem curte aventuras ao ar livre, esportes, diversão e viagens, as câmeras de ação são, sem dúvida, a melhor ferramenta para registrar esses momentos. Simples e fáceis de usar, o mais difícil mesmo é escolher e comprar o modelo que melhor vai atender suas necessidades. A maioria delas é bem parecida, mas com este guia você vai saber o que avaliar antes de decidir para não se arrepender depois.

Resolução

HD, Full HD ou 4K? A resolução indica o nível detalhes das imagens. Claro, quanto mais, melhor, mas será que você precisa de tanto assim? As câmeras 4K têm resolução quatro vezes superior ao Full HD, mas para fazer diferença, as imagens precisam ser assistidas também em um monitor ou TV 4K, senão não faz muito sentido. E, outra, quanto maior a resolução, mais cara é a câmera também…

É legal observar a qualidade das fotos também. Ainda que a quantidade de megapixels não seja sinônimo direto de qualidade, hoje o mais indicado é procurar câmeras com, no mínimo, 5 megapixels de resolução. Fora isso, veja também a abertura da lente; quanto menor for o valor, mais clara ela é…

Estabilização de imagem

Principalmente em câmeras de ação, como o próprio nome sugere, a estabilização de imagens é praticamente indispensável. Sem o recurso, seus vídeos podem ficar totalmente tremidos ou desfocado. E isso certamente é a última coisa que alguém quer: perder todo o registro. Existem dois tipos de estabilização nesse tipo de câmera: óptico ou digital. O sistema óptico é mais caro, mas também mais eficiente. Para decidir, pense no tipo de imagens que você pretende fazer: uma paisagem na savana africana ou uma corrida de mountain bike…quanto mais chacoalhar a câmera, mais estabilização você vai precisar…

Tela

Nem todos os modelos trazem tela embutida na parte traseira. Apenas as mais caras! Se você for do tipo que quer fazer uma tomada especial, com enquadramento preciso e tudo mais, o visor pode fazer muita diferença. Agora se você não se incomodar de só ver o que foi gravado depois, quando descarregar as imagens da câmera, talvez a tela não seja assim tão necessária.

Outra função interessante das telas disponíveis em algumas câmeras é a facilidade de, através desses displays sensíveis ao toque, configurar toda a câmera mais facilmente - da mesma forma que já estamos acostumados com nossos smartphones. A experiência de uso é bem mais interessante, com certeza.

Campo de visão

O campo de visão é quanto a câmera enxerga em um único quadro. Quanto mais amplo, maior a imagem. As câmeras mais grande angulares acabam criando uma imagem mais imersiva - o que é muito legal quando a imagem é feita em primeira pessoa. Por outro lado, um campo de visão muito grande acaba distorcendo bastante a imagem com aquele efeito "olho de peixe”. Tem quem goste. Fora isso, algumas câmeras já oferecem a possibilidade de corrigir essa distorção.

Bateria

Cada câmera costuma trazer em suas especificações a expectativa de duração da bateria. Isso é muito importante. Dependendo da atividade, talvez você precise de duas ou mais baterias. Avalie quanto tempo você pretende gravar antes de voltar para casa e carregar novamente o equipamento. Nada mais frustrante do que a bateria acabar bem no momento mais emocionante da sua aventura, certo?!

Conectividade

A primeira coisa que muita gente quer logo depois de registrar um momento incrível é compartilhar a foto ou vídeo com os amigos por mensagens ou em redes sociais. Algumas câmeras possuem conexão Wi-Fi e Bluetooth; assim, é possível não só usar o tablet ou smartphone como tela para ver o que está sendo gravado, como também descarregar ali mesmo as fotos e vídeos para mandar para a galera ou publicar online. Além disso, os aplicativos específicos permitem configurar a câmera de maneira mais fácil também. Este é outro recurso que vale a pena…

Resistência

Quase todas as câmeras de ação vem com um case resistente à água para imagens submersas. Alguns modelos mais top de linha inclusive já podem mergulhar sem a necessidade de qualquer proteção. De qualquer forma, verifique as especificações para conhecer em detalhes a resistência de cada modelo; algumas podem mergulhar mais fundo e por mais tempo que outras…e até existe modelo que não pode sequer chegar perto d’água…cuidado!

Agora, sim! Você está pronto para escolher sua próxima câmera de ação. Claro, você também vai fazer um equilíbrio de quanta tecnologia e modernidade deseja e quanto está disposto a investir. Mas certamente dará um tiro mais certeiro…

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ