Todo mundo já sabe, não foi na Mobile World Congress que a Samsung apresentou seu novo smartphone, o Galaxy S8. Mas os coreanos não deixariam o maior evento de mobilidade passar em branco – longe disso. O lançamento em Barcelona foi do Galaxy Tab S3, o novo tablet top de linha da marca com tela de 9,7 polegadas; é grande! O aparelho da Samsung tem exatamente o mesmo tamanho do seu principal concorrente, o iPad Pro lançado recentemente pela Apple.

O novo tablet da Samsung parece ser o sonho de todas as pessoas que trabalham com design e ilustração – eles dominaram o estande da marca aqui na MWC. O Tab S3 vem com a caneta S-Pen que permite interagir com a tela de uma série de maneiras criativas. A gente experimentou e conferiu o desempenho do dispositivo com algumas aplicações de desenho. Legal é que mesmo quem não sabe desenhar muito bem se diverte bastante com a caneta do tablet.

A caneta S-Pen, aliás, tem muita tecnologia embarcada: ela consegue determinar a pressão com a qual o usuário pressiona a tela e reagir de acordo. Interessante é que graças a um sistema da Samsung, ela nunca precisa ser carregada: cada vez que o usuário encosta a caneta na tela do S3, ela carrega um pouquinho sua bateria por indução magnética. Legal, né?

Assim como o iPad Pro, o Tab S3 também traz um teclado para ser mais produtivo. O acessório se conecta ao tablet por ímãs. Todos esses recursos são possibilitados por um hardware bastante potente. O tablet tem processador Snapdragon 820, 4 Giga de memória RAM e 32 Giga de armazenamento, que dá para expandir para até 256 Giga com um cartão microSD. O tablet roda o Android N, a última versão do sistema operacional do Google, e tem uma tela de 2048 por 1536 pixels, o que lhe dá uma proporção de 4 por 3. O S3 ainda tem uma câmera de 13 megapixels na parte traseira e uma de 5 megapixels para selfies. O que chama atenção novamente é a bateria robusta com capacidade de 6 mil miliampere hora.

publicidade

 A gente se divertiu com o Tab S3 por aqui. Mas, como já virou costume, ainda não há detalhes sobre preço nem, muito menos, previsão de chegada no Brasil. De qualquer jeito, é bem provável, que ele seja colocado à venda pouco depois do Galaxy S8, o próximo smartphone top de linha da empresa, que tem evento de lançamento no dia 29 de março, em Nova York, nos Estados Unidos.