Qual é o melhor notebook hoje no Brasil? Nós testamos e comparamos

Os três modelos que se enfrentaram na batalha de testes e comparações do Laboratório Digital deste mês estão entre os melhores notebooks disponíveis no mercado nacional. Colocamos lado a lado o XPS 13, da Dell; o LG Gram e o Style S51 Pro, da Samsung. Quer saber qual deles é o melhor?! Vamos lá…

Design

Os três notebooks são bem diferentes; variam muito em termos de peso, dimensões e acabamento. Com tela de 15,6 polegadas, o LG Gram é o maior, porém surpreendentemente o mais leve deles com apenas 1 quilo e 100 gramas. O Style S51 Pro, da Samsung, é pouca coisa menor; tem tela de 15 polegadas, mas é mais pesado: 1 quilo e 300 gramas. No outro extremo, bem mais compacto, o XPS 13, da Dell tem tela de 13,3 polegadas e pesa 1 quilo e 230 gramas.

O LG gram tem estrutura feita em magnésio e nanocarbono. A marca afirma que o modelo é até 20% mais resistente que seus concorrentes. O Gram se destaca pela leveza e o acabamento premium é bem bonito. O teclado é um pouco grande e inclui um teclado numérico à direita - o que, dependendo do usuário - pode incomodar um pouco na hora de digitar. O Style S51 Pro, da Samsung, é parecido. Com apenas 1 centímetro e meio de espessura, o modelo também tem acabamento em liga de magnésio com tratamento exclusivo para aumentar sua resistência. Agora, se gosto não se discute, no quesito design o Dell XPS 13 fica na frente. Ele é diferente. O interior é feito em fibra de vidro, o que já chama bastante atenção. O notebook da Dell é todo feito em um bloco único de alumínio e tem apenas 11 milímetros de espessura na parte mais alta. O design se destaque. Muito elegante, Dell…

Conexões e interface

Desta vez você precisa prestar um pouco mais de atenção nas conexões. LG e Samsung são parecidos aqui também. São três portas USB tradicionais, USB Tipo C, conector HDMI, leitor de cartão, saída de fone de ouvido e a conexão do carregador. O XPS 13 da Dell, por ser menor e mais fino, acaba sendo meio limitado nesse quesito, mas mesmo assim tem três portas USB-C, entrada para fone de ouvido e leitor de cartão. O problema é que a ausência de uma entrada USB comum pode fazer falta; sem ela fica difícil conectar alguns dispositivos no notebook ou até mesmo usar um pendrive. A saída, claro, seria ir atrás de um adaptador - o que não é muito conveniente. Em compensação, o Dell é o único dos três com tela sensível ao toque.

Performance

Dell, LG e Samsung turbinaram seus equipamentos top de linha com o processador Core i7, da Intel. A diferença começa pela quantidade de memória RAM; o XPS 13, da Dell, e o Style S51 Pro, da Samsung, trazem ambos 16 giga de RAM. O LG Gram é o único com 8 giga de RAM. Na prática, além dos números, é difícil notar grandes diferenças no uso cotidiano entre as três máquinas. Talvez o mais perceptível é a velocidade do disco no modelo da Dell.

Para uma análise mais profunda de desempenho, submetemos os três notebooks a algumas baterias de benchmark, testes independentes que avaliam uma série de itens no aparelho e, no final, dão uma nota para cada máquina. O LG Gram ficou em último em todas as comparações. O modelo da Samsung venceu uma das mais completas e ficou em segundo nas outras. E o XPS 13, da Dell, venceu as outras duas baterias, sempre com destaque para a performance do disco interno; no caso, um SSD.

Armazenamento

Dell, LG e Samsung usam unidades SSD de armazenamento em seus equipamentos. Os modelos Style S51 Pro e o Gram, da LG, trazem ambos 256 giga de memória interna em SSD. Já o Dell se destaca com o dobro de espaço: 512 giga.

Tela

A diferença começa pelo tamanho, mas a gente já viu que o LG é o maior e o Dell, o menor, certo? Por se tratar de aparelhos top de linha, o que se espera é, no mínimo, uma experiência impactante da qualidade das telas. Os três atendem às expectativas, ainda que usem tecnologias diferentes. Mas se tamanho não é documento, a tela 4K Ultra HD de 13,3 polegadas do Dell XPS 13 faz bonito. É a imagem mais equilibrada dos três e a resolução salta aos olhos. O LG Gram, nesta bancada, chama atenção pelo tamanho da tela Full HD de 15,6 polegadas. Na comparação, o LG apresentou brilho mais baixo que os outros dois rivais. E a tela do modelo da Samsung, com 15 polegadas, usa tecnologia LED e também tem resolução Full HD de 1920 por 1080 pixels.

Bateria

A duração da bateria em notebooks varia muito de acordo com o tipo de uso. Por isso, dois usuários da mesma máquina podem acabar tendo experiências bem diferentes. Aqui, levamos em consideração nossa experiência e também as promessas das fabricantes. A LG promete que a bateria de 72 watts-hora do Gram fique até 19 horas e meia longe da tomada! A bateria do Samsung tem praticamente a mesma capacidade; 75 watts-hora. O XPS 13 da Dell também oferece uma duração semelhante nesse quesito. Neste quesito, o mais justo mesmo é decretar um empate triplo entre as marcas.

Preço

Tudo bem, são equipamentos top de linha. Mas, ainda assim, o preço pode fazer diferença na sua escolha. Na nossa comparação, não atribuímos ponto neste quesito. O preço fica só como registro de informação. O Dell é o mais caro da turma; aliás, bem mais caro diga-se de passagem: 13 mil e 400 reais nesta configuração. Uma versão mais simples, com menos RAM e SSD menor, fica perto dos 10 mil e 500 reais. O modelo da Samsung tem preço sugerido pela marca de 9 mil reais, mas em uma pesquisa rápida, encontramos o Style S51 Pro por pouco mais de 7 mil reais na internet. O LG Gram tem a mesma faixa de preço; no grande varejo sai por algo em torno de 7 mil e 200 reais.

Conclusão

Não é uma decisão fácil. Algumas coisas dependem muito do gosto de quem vai comprar. Por exemplo: tamanho da tela maior ou um notebook mais prático de carregar para cima e para baixo? Vale apostar na novas conexões USB-C e usar adaptador quando for preciso ou você ainda prefere as entradas nativas, inclusive a porta HDMI? E por último: quer pagar quanto?!

Como nos Laboratórios de equipamentos top de linha a gente não leva em consideração o valor do equipamento, a decisão do Olhar Digital é que o Dell XPS 13 é o melhor notebook da categoria. O modelo que a gente testou é o mais potente da família XPS 13. São 512 giga de armazenamento em SSD e 16 giga de RAM. Fora isso, não só por números, mas por performance, o PC da Dell venceu quase todas as análises de benchmark e se destacou principalmente pela velocidade de inicialização e desempenho do SSD. Nos nossos testes, o modelo se mostrou sempre mais rápido que os outros dois. É o único com tela sensível ao toque e o design arrojado é um charme à parte - ainda que o XPS 13 custe praticamente o dobro dos seus concorrentes.

Agora entre as grandes rivais coreanas, um verdadeiro empate técnico. Os dois notebooks são excelentes, com preços bastante similares e muita coisa parecida. O LG fica um pouquinho atrás no quesito tela; o brilho é mais baixo. Ambos tem resolução Full HD. Mas a tela do LG é a maior dos três aqui. Os dois estão turbinados com o processador Intel Core i7 e têm SSD de 256 giga de armazenamento interno. A leveza impressionante do Gram, junto com sua bateria confiável, também se destacam. O modelo da Samsung tem bateria equivalente e não deixa nada a desejar. São equipamentos bastante equivalentes e, pelo preço e tamanho, vale dar uma olhada mais de perto.

E você, o que achou da nossa decisão? Fica com as telas maiores ou o desempenho extraordinário pagando o dobro? Deixe seus comentários e até a próxima…

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ