Desde o início do ano, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, começou a bloquear celulares piratas ativos no Brasil. Quer saber qual a diferença entre um aparelho pirata e um original? Então siga as dicas a seguir.

Primeiro, é bom conferir se o celular possui o selo da Anatel. Todo smartphone vendido oficialmente no Brasil precisa ser homologado pela agência. Outra dica importante é checar se o IMEI, o código de identificação do dispositivo, está regularizado. Para conferir qual é o IMEI de um celular, basta abrir o app de ligações e discar asterisco, jogo-da-velha, 06, jogo-da-velha [*#06#]. E pronto, o número vai aparecer na tela automaticamente.

publicidade

Para checar se aquele IMEI está regularizado, acesse o site anatel.gov.br/celularlegal. Na página inicial, clique em “Consulte sua situação” e depois em “consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Digite na próxima página o número do IMEI que você viu na tela do smartphone e clique em “Consultar”. Você verá na mesma página se o número tem ou não alguma restrição de uso. Se não tiver, ele é original.

Vale a pena também ficar atento aos detalhes. Confira se as especificações do aparelho, como processador e memória RAM, estão de acordo com o que aparece no site oficial da fabricante. Verifique ainda possíveis erros de português na interface ou na embalagem. Ao ligar o aparelho, preste atenção à tela inicial, que muitas vezes pode mostrar uma animação diferente da original se for um modelo falsificado. Por fim, fica a dica: em lojas virtuais ou nas ruas, desconfie sempre que vir algum aparelho à venda por um preço muito abaixo do mercado.