Vêm aí grandes novidades para o Facebook. Mark Zuckerberg subiu ao palco nesta terça-feira, de 30, para falar dos planos para o futuro da rede social, durante a abertura da conferência de desenvolvedores do Facebook, a F8. A principal novidade tem a ver com o News Feed. Até agora, ele tem sido o centro da rede social – e seu principal instrumento de interação. Pois o News Feed vai mudar radicalmente. Em vez de termos a sucessão de posts e links compartilhados que temos hoje, ele deverá se focar em grupos e eventos. Não ficou exatamente claro como deve ser essa nova interface da rede social, mas já tem muita gente dizendo que ela pode ficar mais parecida com o finado Orkut, que também tinha seu foco nos grupos. A mudança proposta por Mark Zuckerberg é, nesse sentido, bastante radical, com um novo lay-out para os aplicativos tanto para computador quanto para celulares. A transformação obedece a visão que Zuckerberg defendeu há alguns meses: de que o Facebook passaria a ter como seus pilares a privacidade – e não funcionaria como um espaço aberto em que as pessoas postariam conteúdos que seriam vistos por outros indiscriminadamente – como se estivessem numa praça carregando um cartaz.

A ideia de Zuckerberg é que você ainda vai poder fazer seus posts, é claro, mas eles serão vistos por um número menor de pessoas, que fazem parte do seu círculo. O executivo disse que o comportamento será mais o de um bate-papo na sala de casa – não num espaço aberto.

publicidade

O Messenger também recebeu novidades. Agora, o aplicativo também conta com a criptografia ponta a ponta, a exemplo do WhatsApp.

Outra novidade tem a ver com a velocidade do aplicativo. Um novo projeto, batizado de LightSpeed, promete reduzir drasticamente o espaço ocupado pelo aplicativo do Facebook no celular. A promessa é de que ele será também muito mais rápido.

publicidade

Finalmente, teve espaço para novidades também para o Instagram. Mas elas foram bem mais tímidas. A primeira é um novo formato de sticker que permite pedir doações para projetos e também para caridade. Além disso, continua o investimento na ferramenta de compras. Agora, pessoas físicas também vão poder incluir etiquetas para venda de produtos na plataforma. Até agora, apenas empresas tinham acesso ao recurso.