Você já ouviu falar do ARKit? Trata-se de um conjunto de códigos disponibilizado pela Apple para os desenvolvedores que quiserem criar apps de realidade aumentada para o iOS. A novidade foi liberada para todos os usuários e desenvolvedores a partir do iOS 11, e aqui você confere 5 aplicativos que desfrutam dessa nova tecnologia.

O primeiro deles é o Night Sky, um app que usa os sensores do iPhone para te mostrar o que está escondido nos céus. O aplicativo exibe a posição de constelações, estrelas e planetas a partir da sua posição no mapa, tudo em tempo real. Uma boa dica para os amantes de astronomia.

O segundo é o MeasureKit,  um app que faz medições no mundo real usando o seu iPhone. Basta apontar para a superfície que você quer medir, tocar na tela e mover a câmera para conferir a distância entre dois pontos, como se fosse uma trena virtual. O aplicativo foi criado especialmente para o iOS 11 com o ARKit, e por ser tão novo, nem sempre funciona perfeitamente.

Outro aplicativo que faz, ou pelo menos tenta fazer bom uso dessa tecnologia é o ZG Revenant. Trata-se de um jogo de guerra e estratégia em que o  objetivo é proteger um quartel de uma horda de zumbis. Usando a câmera do iPhone, você pode projetar o jogo em qualquer lugar do mundo real e disparar contra os inimigos do alto de um helicóptero, usando uma metralhadora virtual.

publicidade

Falando em games, um outro jogo que também aproveita a tecnologia é o Stack AR. O objetivo do jogador é montar a maior pilha de blocos possível, mantendo cada novo andar do mesmo tamanho que o anterior. No modo de realidade aumentada, você pode projetar sua construção em qualquer superfície plana, e ver seu edifício crescer como se estivesse no mundo real.

Por fim, uma dica para quem adora GIFs, aquelas animações que fazem sucesso nas redes sociais. O app se chama Giphy World e permite que você coloque GIFs famosos da internet em ambientes reais. As imagens continuam em 2D, mas se posicionam no ambiente respeitando as três dimensões da cena. Ideal para quem quer compartilhar fotos bem-humoradas com os amigos.