Durante o evento, o Google anunciou uma parceria importante para popularizar o Google Assistente. Durante a apresentação foi confirmada o lançamento do P70s no Brasil; o primeiro feature phone da Positivo a contar com acesso ao assistente. Não foram dados muitos detalhes sobre o aparelho, mas boa parte dos dados já eram conhecidos pelo Olhar Digital desde a Mobile World Congress, em fevereiro. O P70s é o primeiro celular do tipo no país a carregar o KaiOS, um sistema operacional nascido a partir do finado Firefox OS.

O sistema foi projetado para operar em celulares básicos, muitas vezes com até 512 mega de memória RAM. Ou seja, será um celular com funções similares a um smartphone em um formato de aparelho de baixo custo, contando com recursos como Google Mapas, Buscador do Google, YouTube, Twitter, Facebook e, agora, o Google Assistente, que pode ser acionado rapidamente usando um botão dedicado para reconhecimento de comandos de voz. O aparelho chega ao mercado brasileiro ainda este mês, por 280 reais.

publicidade

O Google também aproveitou a apresentação para revelar a nova aposta da Positivo em automação doméstica, revelando uma série de acessórios da marca brasileira integrados ao Google Assistente, como lâmpadas, sensores de movimento, câmeras de segurança, entre outros dispositivos que poderão se conectar à rede da sua casa para se integrarem ao assistente do Google.

Além do novo feature fone, foi anunciada também a chegada ao Brasil do projeto Google Station, que vai oferecer conexão gratuita à internet por meio de hotspots Wi-Fi espalhados pelas cidades, por meio de parcerias com provedores de internet locais. O projeto já estava em vigor desde 2016, tendo sido inicialmente aplicado na Índia, reforçando o foco do Station em mercados em desenvolvimento. A ideia é proporcionar Wi-Fi de alta velocidade sem qualquer custo para o usuário.

publicidade

O serviço promete velocidade suficiente para reprodução de vídeos em alta definição sem interrupção. Inicialmente, o Google revelou que já tem 80 pontos de acesso espalhados pela cidade de São Paulo. Entre os locais atendidos estão o tradicional Parque do Ibirapuera e 17 estações de trem da CPTM. O Google espera que, até 2020, “milhões de brasileiros” estejam conectados à internet por meio do Station, mas não revelou quais serão as próximas cidades a serem atendidas pelo projeto ou quantos hotspots pretende instalar no Brasil todo até o final do próximo ano. Se você quiser saber onde estão os pontos de acesso do Google Station, a lista está publicada na nossa página. Confira!