Como escolher a melhor caixinha de som para você

Elas são febre nos mais diferentes ambientes; seja fazendo a trilha sonora de um jantar a dois ou uma festa na piscina para dezenas de amigos. As caixinhas Bluetooth conquistaram uma legião de fãs. Mas escolher o melhor modelo pode ser um desafio entre tantas opções e preços. Para facilitar sua escolha, a gente montou um guia com as principais funções e características para ajudar você acertar na hora da compra.

Como qualquer outro produto, o primeiro passo é entender suas necessidades. Você pretende levar a caixinha para cima e para baixo ou vai deixar ela em casa? Pretende usá-la na praia? Piscina? Tem a ideia de conectá-la a mais de um dispositivo ou até a outros falantes? Tudo isso serve como base para começar sua pesquisa… mas ainda existem diversos outros pontos a serem considerados...

Design

A variedade de tamanhos e desenhos é enorme. Desde bem pequenas que cabem no bolso até outras bem maiores. Cilíndricas ou mais quadradinhas? Tudo isso é questão de gosto. O tamanho, claro, depende de quanto você vai transportar a caixinha para diferentes lugares. Geralmente, as maiores têm melhor qualidade de áudio e, na maioria das vezes, bateria mais robusta também. Mas design é gosto. Quer uma dica: escolha uma bonita com tamanho de acordo com o que você quer fazer: deixar ela quieta em casa ou mobilidade.

Qualidade de áudio e potência

Claro, todo mundo quer uma caixinha de qualidade, com boa definição de áudio e uma certa potência para os momentos mais empolgantes. Neste caso, a melhor saída seria experimentar o modelo pretendido. Mas para comprar online isso é praticamente impossível. Nossa sugestão é pesquisar por reviews especializados e ouvir a opinião de quem já testou e experimentou diferentes modelos. Mas ainda assim, você pode prestar atenção em alguns números.

São pouco fabricantes que declaram a potência nominal das caixinhas Bluetooth. A partir de 10 watts RMS, se a informação for acessível, saiba que já é uma potência interessante. Ainda que potência não indique qualidade. A resposta de freqüência também é importante. Alguns falantes tocam melhor que outros e isso é geralmente resultado de uma resposta de freqüência melhor. O maioria de nós não escuta acima de 20 kilohertz, mas a frequência mais alta é menos importante. Já a mais baixa indica o nível de graves que se pode esperar daquela caixinha; quanto menor, melhor! Essa é uma boa dica para quem gosta dos graves bem fortes!

Bateria

Se a ideia é uma caixinha portátil, a duração da bateria é mais um parâmetro fundamental a ser considerado. Você não quer viver com seu som preso à tomada, certo? Os modelos menores costumam ter baterias que não duram tanto. Já os maiores, em alguns casos, podem oferecer mais de um dia inteiro de música.

Conexões

O bluetooth não é a única opção de conectividade que essas caixinhas trazem. A maioria delas tem entrada para auxiliar também. O que é muito interessante caso você pretenda usar uma fonte de áudio que não tenha bluetooth, por exemplo. Alguns modelos trazem também a opção Wi-Fi; neste caso, a caixinha pode ser emparelhada com diversos dispositivos e até operarem em uma distância maior com melhor qualidade de som. Por último, o NFC também está presente em certas marcas. O legal do NFC é que ele pula toda a fase de emparelhar a caixinha e o dispositivo; neste caso, basta aproximar os equipamentos e pronto. É uma verdadeira mão na roda…

Extras

E tem mais: algumas funcionalidades e características que podem ser indispensáveis para você dependendo do tipo de uso. Se você vai levar sua caixinha para a praia ou piscina, o ideal é que ela seja à prova d’água e tenha proteção contra poeira também. Alguns falantes têm a capacidade de se conectar a uma segunda caixinha para criar um som estéreo. Se isso for importante pra você, preste atenção na existência do recurso. Por último, vários modelos trazem a capacidade do viva-voz integrado; um microfone embutido que pode ser usado para falar ao telefone, uma vez que você esteja usando o seu celular para tocar as músicas na caixinha.

Sem dúvida, preço é importante. Você certamente sabe quanto está disposto a gastar. Mas tenha em mente, produtos muito abaixo da média de mercado certamente não terão uma qualidade equivalente. Vale a pena pesquisar e comprar algo de marca confiável e, principalmente, que tenha garantia e suporte caso seja necessário. Nada de frustração…acertando na escolha, é só curtir o som…

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ