Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, um dos principais desafios é a transmissão de dados a longa distância. O aumento na demanda aumenta a necessidade de atenção para escolher a melhor tecnologia de acordo com cada necessidade de transmissão, principalmente por voz e vídeo.

Para isso, é preciso criar recursos tecnológicos para manter a qualidade de sinal, velocidade e estabilidade, especialmente em locais remotos. Assim como são diversas as aplicações possíveis de conexão, são vários os desafios relacionados a cada uma delas.

Há muitos casos em que a transmissão de dados a longa distância se faz necessária, mas neste texto destacamos quatro situações principais.

Redes internas em unidades corporativas

publicidade

Reprodução

O principal desafio para redes internas em unidades corporativas é a segurança das informações. Para garantir a confidencialidade, é recomendável que haja uma rede independente, ou seja, não conectada à internet. Para ambientes internos, as melhores tecnologias para a transmissão de dados são wireless ou cabeamento. As vantagens da conexão sem fio são principalmente a mobilidade e também a praticidade de instalação, mas geralmente ficam restritas aos locais onde é impossível ou muito custoso (em tempo e dinheiro) passar cabeamento.

A rede cabeada também possui vantagens, como uma maior estabilidade de transmissão e mais capacidade de banda. Então, dependendo da necessidade de banda desejada e da infraestrutura do local, cada tecnologia apresenta suas peculiaridades de implementação, mas ambas possuem bom desempenho. Lembrando que é comum que as empresas tenham uma rede híbrida, mesclando redes com e sem fio dentro do ambiente corporativo.

Para longas distâncias em ambientes externos, as alternativas são um pouco diferentes. Quando há a opção do cabeamento, é recomendado usar a fibra óptica, já que cabos de rede normais (de par trançado) tem extensão máxima de cerca de 100m, enquanto um cabo de fibra óptica pode alcançar centenas de quilômetros. O inconveniente, nesse caso, é que, para ir de um ponto a outro, o cabo precisa passar por postes ou rede subterrânea, o que exige autorizações especiais e demanda mais esforço e conhecimento do profissional.

Assim, muitas empresas optam pela transmissão de dados sem fios. Hoje em dia, é possível utilizar equipamentos wireless profissionais (também conhecidos como rádios outdoor) para interligar pontos distantes a quilômetros de distância por comunicação sem fio de alta velocidade, mas para isso, é necessário ter atenção para evitar barreiras físicas entre os pontos a fim de garantir uma melhor qualidade de sinal.

Entregar internet para uma cidade distante

 Reprodução

Essa é uma demanda também cada vez mais comum. A inclusão digital é uma necessidade em regiões distantes dos grandes centros, como propriedades agrícolas e locais de difícil acesso. Muitos pequenos provedores de internet regionais têm feito o papel de levar conectividade a esses a locais desatendidos pelas grandes operadoras.

Seria perfeito se os cabos de fibra óptica chegassem a todas as cidades do Brasil, mas enquanto isso ainda não acontece, os provedores de internet e outras empresas têm usado outras alternativas eficientes para a transmissão de dados. A principal delas, que já citamos no tópico anterior, é a internet via rádio, que além de ser uma alternativa de prática implementação, oferece uma ótima relação custo-benefício e é capaz de atender perfeitamente às necessidades de conectividade dessas regiões.

 Condomínios horizontais

 Reprodução

Além de ter uma única rede de internet, condomínios horizontais demandam por transmissão de dados para outros dispositivos, como: interfones, câmeras de segurança, internet etc. Nesse caso, o cabeamento é uma boa opção, já que o terreno onde estarão os postes é de propriedade do condomínio. É uma tendência que novos os condomínios já utilizem cabeamento óptico desde o princípio, com objetivo de possuírem redes preparadas para demandas maiores de consumo de banda.

Cidades digitais

 Reprodução

Essa aplicação da transmissão de dados será muito solicitada no futuro, mas já é preciso pensar nas estruturas que vão tornar possível essa realidade. Cidades digitais são aquelas onde tudo está conectado para que funcione de forma eficiente e mais autônoma possível. Sendo assim, as prefeituras se conectariam com todas as organizações públicas dos municípios para economizar com despesas em comunicação e melhorar a qualidade da conexão entre as organizações.

O monitoramento das câmeras de segurança da cidade poderia usufruir desta mesma rede de alta capacidade, interligada por fibra óptica de alta velocidade, que também pode ser aproveitada para distribuir pontos de acesso para oferecer Wi-Fi público gratuito à população. Em todos os casos, é importante pensar bem antes de decidir qual o meio de transmissão utilizar, visto que ambos possuem seus benefícios.

Clique aqui e conheça as soluções completas para transmissão de dados à longa distância.