O Twitter suspendeu diversas contas que zombavam de autoridades russas, incluindo um perfil popular dedicado ao presidente Vladimir Putin.

A mídia social, conhecida por defender a liberdade de expressão, bloqueou a conta @DarthPutinKGB, que tinha mais de 50 mil seguidores, e a conta @SovietSergey, um perfil falso do chanceler russo, Sergey Lavrov.

publicidade

A onda de suspenções direcionadas levou alguns analistas a criticarem o que consideram padrões duplos do Twitter, observando que a rede social já havia resistido à pressão para combater o extremismo e discurso de ódio em seu serviço.

Apesar de o próprio Twitter se recusar a comentar o assunto, o blog vinculada à conta @DarthPutin emitiu uma declaração, evidentemente irritado: “Esta é uma facada ‘Russophobic’ nas costas pelos cúmplices de terroristas”.

publicidade

A única violação das políticas do microblog que parece plausível, neste caso, é em relação às regras de biografia do perfil. O Twitter afirma que a descrição “deve indicar que o usuário não é afiliado com a conta de assunto, afirmando uma palavra como “paródia”,”falso”,”fã”, ou “comentário”, e de uma forma que faria ser compreendido pelo público-alvo”.

Via Business Insider