A TIM oficializou nesta semana um acordo para trazer para sua rede todos os clientes da Porto Seguro Conecta, que encerrou suas operações. Tentativa da seguradora homônima de entrar no ramo de telecomunicações, a operadora móvel com rede virtual (MVNO, que usa a rede de outras operadoras para funcionar) foi criada em 2013 e chegou a ter mais de 500 mil linhas pelo Brasil.

A companhia aproveitava a infraestrutura de rede da própria TIM para fornecer os serviços aos clientes, o que significa que não deverá haver uma grande mudança na cobertura de sinal. Segundo comunicado, os consumidores que forem migrados terão “ofertas de voz e dados ainda melhores com manutenção dos valores e dos benefícios para os segurados” – ou seja, o seguro para celular incluso, a opção de smartphone reserva e desconto no seguro para carros.

Porém, apesar do anúncio, o acordo ainda não está valendo. Segundo a TIM, a operação será finalizada apenas após avaliação do CADE e da Anatel, os dois órgãos reguladores de mercado e telecomunicações. De acordo com a Porto Seguro Conecta, os canais de atendimento da empresa seguem ativos até lá. Os clientes ativos serão avisados com 30 dias de antecedência quando a migração for de fato acontecer.

Com o encerramento das operações, o mercado perde uma das operadoras de planos pós-pagos melhor avaliadas em pesquisas de satisfação da Anatel. Em um comparativo entre as empresas do setor, a Porto Seguro Conecta foi muito elogiada pelos clientes em relação ao atendimento e a ofertas e contratações. Com uma nota média de 8,32, a empresa ficou bem à frente da segunda colocada, a Vivo (7,26), e da terceira, a TIM (7,16).