A Samsung e a Qualcomm anunciaram, nesta quinta-feira, 22, uma parceria para ampliar a produção de processadores Snapdragon 5G de 7 nanômetros.

Segundo a sul-coreana, o uso da tecnologia LPP EUV (Low Power Plus Extreme Ultraviolet Lithography) de 7nm permite desenvolver chipsets menores, abrindo espaço para baterias maiores ou designs mais finos. “As melhorias dos processos, combinadas com um design de chip mais avançado, deverão trazer melhorias significativas na vida da bateria”, diz o comunicado.

A LPP EUV de 7nm foi apresentada pela Samsung em maio do ano passado e, quando comparada com o antecessor FinFET de 10nm, é capaz de ter um desempenho 40% maior, com um gasto energético 35% menor. Além do seu processo de fabricação ser mais simples e eficiente.

O vice-presidente executivo da equipe de vendas e marketing da fundição da Samsung Electronics, Charlie Bae, afirma que essa parceria é um marco importante para os negócios da empresa, sendo que as duas companhias também têm acordos relacionados às tecnologias de processo de 14nm e 10nm.