Parece que foi ontem que o Nubank alcançou o status de “unicórnio”, palavra usada no Vale do Silício para definir startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. O feito foi revelado em março deste ano e, agora, apenas sete meses depois, o valor da empresa já foi multiplicado por quatro.

A avaliação de US$ 4 bilhões foi alcançada graças a um novo investimento realizado na empresa de cartão de créditos brasileira. Como informa o site The Information, a Tencent, gigante de tecnologia chinesa, anunciou que comprou 5% de participação no Nubank por US$ 200 milhões; proporcionalmente, isso significa que 100% do Nubank valem os tais US$ 4 bilhões.

Apesar de ter uma avaliação cada vez mais positiva do mercado, o Nubank ainda não tem conseguido transformar sua grande base de usuários em lucro. A empresa tem 5 milhões de clientes ativos, mas no primeiro semestre de 2018, o prejuízo total da empresa ficou em R$ 51 milhões.

O valor representa um aumento de 30% em relação ao prejuízo registrado no primeiro semestre de 2017, que foi de R$ 39 milhões. Apesar disso, a receita da empresa cresceu de lá para cá. Na primeira metade deste ano, o Nubank faturou R$ 503 milhões, valor que representa um aumento de 112% em relação ao ano passado.

publicidade

Os números não parecem assustar o Nubank, que vê as perdas como uma parte natural do processo de expansão. Agora é esperar para ver quais serão os próximos passos da companhia e como o dinheiro desses investimentos serão aproveitados. Recentemente, o Nubank anunciou um novo visual para seus cartões, que também passaram a suportar pagamentos por aproximação.