O mercado de tablets continua em queda livre no mundo todo. Segundo um relatório divulgado pela consultoria IDC nesta semana, o setor encolheu 13,5% no segundo trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Este foi o 15º trimestre seguido em que a IDC registra queda no mercado de tablets global na comparação ano-a-ano. E tudo indica que o encolhimento está acelerando. Em 2017, as quedas eram de menos de 10%. Neste ano, estão ultrapassando os dois dígitos.

publicidade

Entre abril e junho de 2018, foram vendidos 33 milhões de tablets no mundo inteiro. A líder do setor foi a Apple, que vendeu 11,5 milhões de unidades do iPad e responde por 34,9% do total de vendas de tablets no mundo atualmente, um aumento de 0,9% desde o ano passado.

Em segundo lugar aparece a Samsung, que vendeu 5 milhões de tablets no mundo inteiro entre abril e junho deste ano. Porém, a coreana é também a que registrou uma das maiores quedas na comparação com o mesmo período do ano passado: 16,1%.

publicidade

Apesar disso, a Samsung anunciou nesta mesma semana o lançamento de dois novos tablets: o Galaxy Tab S4 e o Galaxy Tab A. Vale lembrar que o levantamento da IDC conta também os dispositivos híbridos,  como tablets com teclado e laptops compactos com tela destacável.

Segundo a IDC, esta é a única categoria que demonstra algum crescimento no setor. Dispositivos como o Surface Go, da Microsoft, e híbridos com Chrome OS em vez de Android são, no momento, a única esperança do mercado de tablets para o futuro.