O CEO da Tesla, Elon Musk, parece ter cumprido a sua promessa de construir a maior bateria de íons de lítio do mundo, em um esforço para ajudar o sul da Austrália com seu problema de falta de energia.

Conforme relata o The Verge, o executivo afirmou que terminaria o projeto em até 100 dias a partir do dia da assinatura do contrato ou então o trabalho sairia de graça. Musk fez sua promessa em março no Twitter e a contagem regressiva dos 100 dias começou no final de setembro, depois que a empresa assinou um acordo com o governo sul-australiano. 

publicidade

A bateria Tesla Powerpacks, de 100MW, foi instalada e conectada no parque eólico de Neoen Hornsdale, ao norte de Adelaide, e os testes de bateria serão executados para garantir que os requisitos regulamentares locais sejam atendidos antes de começar a operar em 1º de dezembro. 

No mês de setembro, o sul da Austrália sofreu um apagão que provocou um debate nacional sobre segurança energética. Como o governo local culpou o fracasso das energias renováveis, a bateria de Musk será capaz de armazenar enormes quantidades de energia a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e solar.