A Baidu divulgou ontem o seu balanço referente ao segundo trimestre de 2017 com alguns números impressionantes. O principal deles foi o lucro da empresa: entre o começo de abril e o final de junho de 2017, a empresa teve um lucro de 4,41 bilhões de yuan (cerca de R$ 2,06 bilhões), um aumento de 83,5% com relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Reuters, esse salto nos lucros da empresa pode ser atribuído ao seu foco nas áreas de dispositivos móveis e serviços de inteligência artificial. Segundo Mark Natkin, o diretor de uma empresa de consultoria de mercado ouvido pelo site, a Baidu “fez o que precisava fazer”, enquanto suas principais concorrentes na China (a Tencent e a Alibaba) “têm diversos outros segmentos além de seus negócios centrais”.

Realmente, a divisão mobile da empresa foi responsável pelo grosso de sua receita: 72% do dinheiro que entrou para a empresa durante o período vieram desse setor. Nesses mesmos três meses em 2016, essa porcentagem foi de 62%.

Mas, segundo a Reuters, esses números precisam ser vistos com algumas ressalvas. O segundo trimestre de 2016 trouxe os piores resultados para a empresa desde que ela começou a negociar seus papéis nos Estados Unidos, em 2005. O motivo disso foram investigações movidas por autoridades chinesas sobre as relações da Baidu com seus anunciantes. Isso ocorreu porque um paciente com câncer na China usou a busca do Baidu para procurar por um tratamento e encontrou um resultado patrocinado que trazia tratamentos ineficazes; por conta disso, o homem veio a falecer.

publicidade

O Android dos carros autônomos

Nos últimos meses, a Baidu também vem investindo bastante no arcabouço tecnológico necessário para se criar carros autônomos. A empresa já anunciava em 2014 suas intenções de criar carros que dirigem sozinhos, e anunciou em 2016 que começaria a testá-los nos Estados Unidos.

Um dos objetivos da empresa chinesa é criar uma plataforma que possa ser usada por qualquer montadora que queira lançar carros autônomos no mercado. A ideia é que seu sistema seja como o Android, só que para carros autônomos, e a Baidu tem feito avanços notáveis nesse sentido: ela já tem mais de 50 empresas parceiras no desenvolvimento de sua plataforma, incluindo Microsoft, Nvidia, Chery Motors e JAC.