A Intel anunciou nesta semana seis novos processadores voltados para notebooks. Mas nada de nona geração de chips Core: as peças são todas parte da oitava leva, a atual. Os modelos usam microarquiteturas novas e, por isso, trazem algumas novidades interessantes, como melhor reconhecimento a comandos de voz e suporte integrado a velocidades gigabit via Wi-Fi – uma ótima notícia para quem tem um roteador com Wi-Fi ac.

Os seis chips contam com um processador de áudio de quatro núcleos, que torna possível dar comandos de voz até mesmo com o notebook em repouso. A novidade deve ajudar a popularizar um pouco o uso de assistentes como a Cortana, integrada ao Windows 10. 

publicidade

Do sexteto, três são da série Y, usada em notebooks ultrafinos, que devem ficar ainda menores se a expectativa da Intel se realizar. Os três – o m3-8100Y, o i5-8200Y e o i7-8500Y – são baseados na microarquitetura Amber Lake e têm só dois núcleos, com frequências entre 1,1 e 1,5 GHz e clock máximo de 4,2 GHz com hyperthreading.

Os modelos usam apenas 5 watts, o que significa que não esquentam a ponto de precisarem de um cooler. Isso ajuda a deixar os notebooks mais finos e ainda colabora com o menor consumo de bateria – a promessa é de que os chips sejam ainda mais econômicos do que a geração atual. Os três processadores, por fim, suportam memórias LPDDR3 de 2.133 Mhz, e devem aparecer já em alguns notebooks anunciados na IFA deste ano.

publicidade

O outro trio de chips é da série U, focada em laptops tradicionais. O i3-8145U tem dois núcleos e frequência base 2,1 GHz, enquanto o i5-8265U é quad-core e tem 1,6 GHz. O i7-8565U, mais potente da linha, tem quatro núcleos rodando a 1,8 GHz.

Todos eles têm suporte a hyperthreading, que aumenta o clock, e contam com 4, 6 e 8 MB de cache, respectivamente. Os três suportam memórias DDR de 2.400 MHz e LPDDR3, de menor consumo de energia, com 2.133 MHz. A Intel garante que eles são até 6,5X mais rápidos que um processador de cinco anos atrás na hora de encodar vídeos em 4K. Modelos equipados com os novos chips devem começar a chegar ao mercado ainda em setembro.