O Google anunciou nesta quinta-feira, 7, que o MONET, cabo submarino que conecta Boca Raton, na Flórida, a Fortaleza (Ceará) e depois à Praia Grande (SP), já está em operação. O cabo foi construído em parceria com Algar Telecom, Angola Cables e Antel e tem 10.556 quilômetros de extensão, além de seis pares de fibra óptica, capazes de entregar até 64 terabytes de dados por segundo.

De acordo com o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, a empresa tem planos de ativar ainda mais dois cabos até o final do ano: o TANNAT e o JÚNIOR. Ambos os cabos prometem melhorar a infraestrutura de internet na América Latina.

Com 2 mil quilômetros de extensão, o TANNAT é um complemento do MONET, ligando Praia Grande à cidade de Maldonado, no Uruguai. O cabo é resultado de uma parceria com a uruguaia Antel e, com uma capacidade estimada em 90 terabytes por segundo.

Já o JÚNIOR terá 390 quilômetros de extensão e conectará Praia Grande ao Rio de Janeiro por meio de uma interligação com o MONET. Ele conta com oito pares de fibra óptica e, ao contrário dos seus outros dois “irmãos”, será exclusivamente operado pelo Google.