A Samsung anunciou seu primeiro chip 5G. O Exynos 5100 já está de acordo com os padrões definidos pela 3GPP e pode equipar smartphones que serão compatíveis com as futuras redes de internet móvel de quinta geração.

O Exynos 5100 foi demonstrado durante a CES 2018, e agora a Samsung diz que ele está pronto para ser usado em celulares e outros dispositivos. O chip segue as definições da 3GPP, órgão que padroniza tecnologias de internet móvel, e é compatível tanto com as redes já existentes 2G, 3G e 4G, quanto será com as futuras conexões de quinta geração.

Segundo a Samsung, o modem tem suporte aos espectros sub-6Ghz e ondas milimétricas (mmWave). No primeiro caso, ele atinge velocidades de até 2 Gbps, enquanto no segundo as conexões podem chegar a 6 Gbps.

Além de equipar futuros celulares, o modem 5G da Samsung também deve ser usado em diversos tipos de dispositivos diferentes para permitir a implementação da Internet das Coisas. Ele também pode ser importante na popularização de vídeos em altíssima resolução, aplicações de inteligência artificial em tempo real, holografia e também para veículos autônomos.

publicidade

Por enquanto nenhum dispositivo foi anunciado com o Exynos 5100, mas a Samsung planeja levar o modem aos consumidores finais até o fim de 2018.