Um antigo funcionário da Apple foi preso por autoridades dos Estados Unidos após roubar informações secretas relacionadas ao projeto de carro autônomo da empresa.

O funcionário em questão se chama Xiaolang Zhang. Ele admitiu não apenas ter roubado arquivos digitais como também equipamentos físicos, incluindo placas de circuitos e até um servidor do laboratório de carros autônomos da Apple.

Entre as informações roubadas por Zhang estão manuais técnicos e relatórios, além de um desenho técnico de 25 páginas de uma placa de circuito para carros autônomos.

Enquanto trabalhava na Apple, Zhang ajudava no projeto de placas de circuitos para análise de sensores de dados que são usadas no desenvolvimento de carros autônomos da empresa.

publicidade

Em abril, ele tirou licença paternidade e visitou a China com a família. No período em que deveria estar ausente da empresa, no entanto, Zhang visitou o campus da Apple para coletar as informações sigilosas.

Depois disso, ele trocou a Apple pela XMotors, uma empresa dos Estados Unidos ligada à montadora chinesa Xiaopeng Motors. A XMotors diz não ter conhecimento do uso de dados secretos da Apple em seus projetos.

No último sábado, 7, Zhang foi preso quando se preparava para embarcar em um voo de última hora para a China, onde ele trabalharia em uma startup local para auxiliar no desenvolvimento de carros autônomos com as informações obtidas dos servidores internos da Apple.

Em um comunicado, um representante da Apple disse que a empresa valoriza a proteção das propriedades intelectuais desenvolvidas internamente. “Estamos trabalhando com as autoridades nessa questão e vamos fazer tudo possível para garantir que essa pessoa e outros envolvidos sejam responsabilizados pelos seus atos.”