As pesquisas e testes de carros autônomos estão avançando, tanto que a Waymo, empresa-irmã do Google, divulgou nesta semana o seu primeiro relatório de segurança dos carros sem motorista da companhia. O documento oferece detalhes sobre os procedimentos e tecnologia que ela está utilizando para garantir a segurança na implantação de sua frota autônoma.

Conforme relata o TechCrunch, o documento de 42 páginas inclui uma visão geral de como os carros de companhia funcionam em um nível básico, incluindo em quais condições funcionam e como eles costumam falhar. O documento também explica o que acontece após um acidente, se houver um, e que tipo de dados são registrados, bem como as medidas tomadas em termos de segurança cibernética.

Além disso, são detalhados os processos de teste de hardware e software, incluindo evasão de choque e a durabilidade geral de sensores e outros equipamentos. 

A Waymo ainda lista as cinco categorias básicas que utiliza para definir a segurança em relação aos seus veículos autônomos, incluindo a segurança comportamental (decisão de condução na estrada), segurança funcional (operação segura, incluindo backups e redundâncias), segurança de acidentes (capacidade de proteção pessoas dentro do carro), segurança operacional (segurança e conforto na interação entre passageiros e automóveis) e segurança sem colisão (segurança para qualquer pessoa que interaja com o veículo em qualquer capacidade, basicamente).

publicidade