A Sidewalk Labs, empresa-irmã do Google que realiza pesquisas para cidades do futuro, vai se associar à cidade de Toronto, no Canadá, para criar uma espécie de bairro inteligente, conforme relata o The Wall Street Journal.

O projeto servirá como modelo na reconstrução de Quayside, uma área portuária da cidade de 12 hectares. A empresa prevê a construção de edifícios modulares, geração de energia térmica sustentável, espaço para carros autônomos, entre outras características.

Embora os custos do projeto não tenham sido revelados, é provável que atinjam mais de US $ 1 bilhão, levando em conta os custos de construção de projetos similares. Além disso, a Sidewalk Labs disse que se comprometeu com US$ 50 milhões no financiamento inicial para fins de planejamento conjunto e teste piloto.

A parceria representa a maior aposta da Alphabet, empresa-mãe do Google, para mostrar como tecnologia, infraestrutura moderna e edifícios conectados à internet poderiam melhorar a vida urbana. O bairro inteligente também servirá como campo de teste para o grupo de empresas da Alphabet, que podem incorporar ideias iniciais de desenvolvimento de termostatos conectados, câmeras de segurança para casas, entre outros produtos.

publicidade

O CEO da Sidewalk, Dan Doctoroff, afirmou em entrevista que uma vez testados alguns dos seus projetos conceituais em Quayside, seria possível licenciar e vender essas tecnologias para outras cidades.

Em relação à privacidade dos moradores, Doctoroff afirma que emitirá uma declaração de privacidade e continuará a consultar os moradores locais para garantir maior clareza e transparência quando se trata da coleta e uso de dados pessoais.