No Natal de 2017, o e-commerce brasileiro faturou R$ 8,7 bilhões, registrando um aumento nominal de 13% na comparação com os R$ 7,7 bilhões registrados no mesmo período do ano passado, segundo dados da Ebit.

O levantamento, que levou em conta o período entre 15 de novembro e 24 de dezembro, ainda mostra que o número de pedidos expandiu 13,3%, passando de 16,83 milhões para 19,06 milhões; enquanto o tíquete médio caiu 1%, de R$ 462 para R$ 457. Vale ressaltar que nesses números estão inclusos os resultados da Black Friday, que correspondem a 1/4 do faturamento do setor no período.

Os números estão praticamente em linha com a projeção da Ebit, divulgada em meados de dezembro, sendo que a única surpresa foi a elevação no volume de pedidos, que cresceu 1 ponto percentual a mais do que o esperado.

Entre as principais categorias, o destaque foi para telefonia (que inclui celulares e smartphones), que representou 21% do faturamento do e-commerce no período. Já casa e decoração também registrou uma participação expressiva, com 10,4% dos pedidos e 8,3% do faturamento.

publicidade

A expectativa é de que o desempenho no período de Natal faça com que o e-commerce feche 2017 com um crescimento próximo de 10%, conforme já previsto pela Ebit.