A Dell lançou dois novos modelos de “workstations móveis” nos Estados Unidos. Os Precisions 7530 e 7730 são, na verdade, dois notebooks que suportam configurações de servidores, podendo ser equipados com um Intel Core Xeon de seis núcleos com 2,7 GHz de frequência e têm suporte a até 64 GB de RAM, limitados pelo processador. A versão 7730, com tela de 17 polegadas, ainda pode contar com até 8 TB de armazenamento em SSDs.

A ideia dos dois notebooks é funcionar justamente como servidores ou estações de trabalho móveis. Como lembra o The Register, ao contrário de rivais como os modelos da Eurocom, os aparelhos da Dell são relativamente leves, pesando pouco mais de dois quilos.

publicidade

Os dois aparelhos têm como diferenciais o tamanho da tela e o suporte a mais ou menos memória interna. O 7730, como mencionado, tem tela de 17 polegadas e suporte a até 8 TB de capacidade de armazenamento, enquanto o 7530 conta com 15’’ e aguenta no máximo três SSDs de 2 TB, totalizando 6 TB de espaço. Os displays de ambos, no entanto, podem ser Full HD, mas nada de touchscreen.

Fora essas configurações já bem parrudas, a Dell oferece entre as opções de placa de vídeo modelos Radeon Pro e Nvidia Quadro com até 8 GB de memória GDDR5, além de algumas GPUs externas Dessa forma, essas workstations também devem ser compatíveis com aplicações em realidade virtual.

publicidade

Por ora, os dois notebooks estão disponíveis apenas nos Estados Unidos. O preço deles não começa tão assustador, ficando na casa dos 1.500 dólares — até mais barato do que o MacBook Pro de melhor configuração lá fora. Mas, dependendo da configuração escolhida, o valor pode passar facilmente dos 10 mil dólares, ou quase 40 mil reais.