Cinco anos depois de entrar, o Baidu está de saída do Brasil. A informação foi confirmada ao Olhar Digital e, segundo nota da Exame, a empresa já até fechou o escritório em São Paulo.

As atividades do Baidu por aqui já estavam quase paradas. Em seu Twitter oficial, a marca não publica nada desde o começo do ano passado, mesmo período em que fez seu último post na página no Facebook. No site referente ao Baidu Browser, o registro de updates do programa foi atualizado pela última vez em 2015 e o atendimento por chat não funciona mais.

Nos últimos anos, a empresa vem deixando de lado os aplicativos e serviços, como o navegador, para focar os esforços em inteligência artificial – uma área em que tem tido bastante sucesso.

A companhia já desenvolveu uma plataforma de direção autônoma, a Apollo, e tem como parceiros de desenvolvimento marcas como a Intel, a Jaguar Land Rover e a fabricante de câmeras Leopard Imaging, que também trabalha com o Google. O sistema deve entrar em operação ainda neste ano em um serviço de ônibus autônomos na China. 

publicidade

Entramos em contato com a empresa para pedir mais detalhes sobre o suporte a programas e motivos da saída e atualizaremos a notícia quando tivermos resposta.