O Twitter andou banindo perfis robóticos, controlados por software para imitar usuários reais, e a decisão tem surtido efeito. No último relatório trimestral da empresa, o número total de usuários caiu, mas o lucro aumentou como nunca.

No terceiro trimestre de 2018, o Twitter registrou 326 milhões de usuários ativos mensalmente. Houve, portanto, uma queda de 9 milhões de usuários em relação ao segundo trimestre. Mas nessa conta entram também os bots que a rede social vem banindo.

publicidade

O Twitter não divulgou quantos bots foram expulsos da rede social nos últimos três meses, mas indicou que boa parte dos 9 milhões de usuários perdidos são compostos por programas de computador e perfis falsos, não usuários humanos reais.

Financeiramente, a empresa continua no azul, para o alívio dos investidores. O lucro líquido do Twitter atingiu US$ 106 milhões entre julho e setembro. Desde os primeiros três meses do ano, quando o Twitter registrou US$ 61 milhões em lucro, o aumento foi de 73%.

publicidade

Os números mostram que a nova estratégia do Twitter tem funcionado. A rede social deixou de direcionar investimentos no aumento do número de usuários, mas optou por melhorar a qualidade da timeline – entre outras coisas, caçando bots.