Um dos tipos de vídeo mais populares no Youtube atualmente é o de reações. Nesses vídeos, o criador de conteúdo reage a um material produzido por outra pessoa. Esse conteúdo pode ser um trailer, uma compilação de algum assunto ou até mesmo um clipe musical.

No entanto, a questão de uso de música de terceiros é o que tem tirado o sono dos criadores de conteúdo da plataforma. Nos últimos meses, os criadores de conteúdo do YouTube se depararam com problemas de direitos autorais, enquanto realizavam vídeos de reação do TikTok, onde coletavam clipes da plataforma e reagiam ou comentavam sobre eles. Mas esses vídeos do TikTok contêm músicas de artistas assinados por gravadoras como Sony e Warner, e esses rótulos emitem reivindicações de direitos autorais, impedindo que os criadores de conteúdo monetizem seus vídeos.

E para driblar esse “probleminha”, esses YouTubers acharam uma solução inusitada: eles estão substituindo as músicas protegidas por direitos autorais por versões cantadas por eles mesmos. Essa foi uma solução encontrada para que os vídeos permaneçam no ar e não sofram as penalidades da plataforma do Google pelo uso de conteúdo de terceiros, mesmo que a solução não seja tão agradável aos ouvidos.

Com esse “quebra-galho”, músicas podem ser usadas em vídeos normalmente. Só nos resta esperar que o Youtube não aprimore seu mecanismo de detecção e considere que, mesmo sendo cantado por outra pessoa, haja violação de direitos e o vídeo perca sua monetização ou seja tirado do ar.

publicidade

Não acontece só em vídeos do TikTok

Aparentemente, não são só os vídeos do aplicativo TikTok que podem ser afetados pela reinvindicação de direitos. Alguns streamers e criadores de conteúdo relacionados à games enfrentam o mesmo problema.

Seguindo essa ideia de cantar as músicas, um Youtuber conhecido como The Apekz teve de cantar uma música inteira para evitar maiores problemas. A música em questão é Let it Go do filme “Frozen – Uma Aventura Congelante”. A situação aconteceu durante um vídeo do jogo Kingdom Hearts 3, onde os personagens estão no mundo do desenho e interagem com Elsa, uma das protagonistas do filme, na famosa cena em que a música é cantada.

Após o vídeo ir ao ar, o Youtuber disse que espera não ter seu vídeo reivindicado por direito autoral, e que ele não seja “obrigado a cantar mais músicas” apenas para evitar ser pego pela plataforma. Confira o vídeo do momento e tire suas conclusões sobre as habilidades musicais de The Apekz:

VIA: The Verge