O Google anunciou nesta segunda-feira, 22, o Learning Fund, um programa de investimentos em canais educativos do YouTube. A empresa vai investir até US$ 20 milhões em produtores de conteúdos educativos para a maior plataforma de vídeos da internet.

Canais como TED-Ed e Crash Course são os primeiros parceiros da empreitada. Malik Ducard, líder do setor de educação do YouTube, disse que o plano é financiar também canais de mídia mais tradicionais, como veículos de imprensa, além de produtores independentes.

Para participar do Learning Fund, os youtubers devem passar por um processo seletivo e assinarem contratos com o Google. Em cada caso, a empresa vai estipular uma série de metas que deverão ser cumpridas pelos canais que receberão investimento.

Em todos os casos, porém, os canais devem ter, pelo menos, 25 mil inscritos. O youtuber em questão não precisa ter diploma no assunto que ele está ensinando, mas deve demonstrar expertise e competência no tema, além de um atestado de qualidade fornecido por um especialista comprovado.

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Os interessados devem candidatar-se para receber o financiamento até o dia 30 de novembro. Os primeiros canais educativos a receber investimento do YouTube serão revelados em 31 de janeiro de 2019.