A disseminação de fake news está em todo lugar e o YouTube é um terreno propício para isso. E para tentar diminuir ao máximo esse problema, a plataforma de streaming de vídeos do Google implementou uma ferramenta que acrescenta informações que desmentem alguns fatos que possam estar errados em vídeos do site.

A funcionalidade mostra um cartão com dados que desmentem o que está sendo dito em algum vídeo, de acordo a pesquisa do usuário. Para exemplificar a função, o Youtube divulgou uma imagem que mostra como será mostrada essa informação.

publicidade

 Reprodução

 

publicidade

Em um primeiro momento, a funcionalidade está disponível apenas na Índia, em fase de testes, e também para evitar a desinformação da população sobre os conflitos do país com o vizinho Paquistão. A novidade ainda não tem uma data específica para chegar a outros países.

O motivo pelo qual esses vídeos não são simplesmente removidos ainda é um mistério, mas pode ter ligação com questões de liberdade de expressão dos países onde o YouTube está presente. Não sabemos também se essa medida adotada pela plataforma será suficiente para convencer as pessoas de que o que elas estão vendo é falso.  

publicidade

VIA: AndroidCommunity

 

publicidade