O Google, que acredita tanto na inteligência artificial ao ponto de renomar sua divisão de pesquisa para Google AI, virou um grande defensor dos direitos dos robôs – pelo menos é o que parece. Na última segunda-feira (19), o  YouTube removeu vídeos de robôs lutando entre si, sob a justificativa de que o conteúdo violava políticas contra a exibição de “crueldades contra animais”.

publicidade

O vídeo acima foi um dos vários listados pelo YouTube. Ele foi publicado por Jamison Go, que competiu na última temporada do programa de TV BattleBots, no qual equipes desenvolvem seus próprios robôs e duelam entre si pelo título. No Facebook, o participante lamentou a situação: “Hoje é um dia triste. Construtores de robôs em todo o mundo gritam em agonia enquanto o algoritmo do YouTube identifica falsamente vídeos do esporte de robôs como ‘crueldade animal’ e ‘rinha de galos'”.

Jamison Go afirma ter recebido o seguinte aviso de remoção do YouTube para este vídeo e mais outros oito. Em sua rede social, ele completa com um apelo: “Hoje perdi nove vídeos, mas outros perderam centenas ou mais. Se você foi afetado, faça sua parte e informe ao YouTube. Salve nosso esporte!” 

publicidade

Reprodução

O volume de vídeos afetados e a velocidade com que foram removidos sugerem que tudo se deve a uma moderação excessiva no YouTube. A empresa já confirmou ao site The Verge que os vídeos foram removidos por engano e que não há políticas que proíbam vídeos de robôs lutando (ainda). De acordo com o canal Maker’s Muse, outras duas competidoras da última temporada de BattleBots foram prejudicadas no processo.

publicidade

Parece que a maioria dos vídeos que foram retirados já está voltando… por enquanto. Mas é importante ficar atento, uma vez que a IA do YouTube pode encontrar outra maneira de proteger seus irmãos robôs a qualquer momento.

Fonte: The Verge

publicidade