O YouTube anunciou algumas novas opções de monetização para vídeos em sua plataforma. As novidades foram reveladas durante a Vidcon, conferência anual para criadores de conteúdo, e incluem um sistema de assinatura paga de canais e também uma ferramenta para facilitar a venda de produtos relacionados ao canal.

Os novos recursos devem ajudar a reparar alguns dos danos provocados por mudanças na veiculação de anúncios e nas políticas de parcerias feitas entre o ano passado e este ano pela empresa. O conjunto de ações resultou no chamado “adpocalypse”, que fez alguns criadores de conteúdo recorrerem a outros meios para ganhar dinheiro com seus vídeos no YouTube.

publicidade

A principal novidade introduzida pela plataforma foi o programa de Channel Membership, que funciona mais ou menos como o Patreon. Na linha do que foi anunciado nesta semana pelo Facebook para os grupos, fãs de um canal podem optar por pagar uma mensalidade — de 5 dólares, sem preço anunciado no Brasil — para ter acesso a “badges únicas, novos emojis, publicações fechadas para membros na aba de Comunidade e bônus customizados oferecidos pelos criadores”, diz a empresa. Esses extras podem incluir lives exclusivos e vídeos extras.

publicidade

O recurso já estava disponível para alguns poucos youtubers, mas com o nome Sponsorships, mas agora será expandido para canais elegíveis com mais de 100 mil assinantes.

Os criadores de conteúdo também terão acesso a uma nova ferramenta que deve facilitar a oferta de produtos relacionados ao canal, desenvolvida em parceria com a Teespring. Com ela, os youtubers “poderão escolher entre 20 itens de merchandise para personalizar e vender em seus canais”.

publicidade

Por ora, a novidade vai ficar restrita a páginas dos EUA com mais de 10 mil inscritos, mas o YouTube espera “trazer mais parceiros de merchandising e criadores em breve”, de acordo com o comunicado no blog da empresa.

publicidade

Por fim, uma terceira novidade é a Premiere, uma nova forma de publicar conteúdo. A ideia, como o nome sugere, é que a função sirva como uma “pré-estreia”: um novo vídeo publicado usando a ferramenta ganha uma página específica, com uma sala de chat para que os fãs e o dono do canal conversem entre si enquanto assistem juntos, pela primeira vez, o material. O recurso já começou a ser disponibilizado e chegará a mais usuários em breve.