Após o Instagram omitir o número de curtidas dos seus usuários em abril, o YouTube parece estar tomando o mesmo rumo ao anunciar que irá deixar de exibir a contagem exata de inscritos. A abreviação só valerá para contas com mais de 1 mil inscritos, portanto, canais que estão abaixo desse número não serão afetados. 

O anúncio foi feito em maio, mas novos detalhes da notícia surgiram essa semana. A mudança começa a valer a partir de setembro e acontecerá da seguinte maneira: se um canal tiver, por exemplo, 5.678.912 inscritos, ele vai aparecer com apenas duas casas decimais, 5.67M.

publicidade

 

Ao anunciar a atualização pela primeira vez, o Youtube afirmou na ocasião que espera tornar as contagens dos inscritos mais consistentes, tanto no computador quanto em dispositivos móveis. “Além de criar mais consistência, isso aborda as preocupações dos criadores sobre estresse e bem-estar, especificamente sobre o rastreamento das contagens públicas de assinantes em tempo real. Esperamos que isso ajude todos os criadores a se concentrarem em contar sua história e experimentem menos pressão sobre os números”, escreveu o YouTube, em atualização, na sexta-feira (30).

publicidade

Alguns youtubers ficaram insatisfeitos com a novidade, pois a abreviação dificulta aos proprietários das  contas acompanharem com exatidão o número de inscritos. Ainda assim, para aqueles que quiserem acompanhar cada usuário novo que se inscreve no canal, basta acessar o YouTube Studio ou o YouTube Analytics. “Embora saibamos que nem todos concordam com esta atualização, esperamos que este seja um passo positivo para a nossa comunidade, tanto para os espectadores quanto para produtores de conteúdo”, concluiu o YouTube.

Em maio, o The Verge divulgou que a mudança ocorreria já em agosto. O motivo da mudança de data não foi comentada pelo YouTube. 

publicidade

Fonte: Engadget