A Xiaomi anunciou há poucos dias uma mudança em sua política de atualizações beta do MIUI. Ela passou a deixar de fora seus telefones lançados há mais um ano, como, por exemplo, os Redmi de baixa gama. Agora, no entanto, vemos que os cortes na versão beta do MIUI Global são ainda maiores.

A chinesa passará a eliminar a versão MIUI Global do seu programa beta a partir do dia 1º de julho deste ano. Isso significa que, depois dessa data, não será possível testar a ROM global com as próximas novidades da Xiaomi, como MIUI para Android 10 Q. Apenas a versão chinesa da ROM terá uma versão beta.

A fabricante alega que a estabilidade é a razão principal para a medida — justificativa usada também quando recentemente retirou alguns dos modelos do seu programa beta na China.

A Xiaomi percebeu que muitos de seus usuários usam o MIUI Beta diariamente em seus dispositivos. Entretanto, essa versão é preliminar e instável, além de ter bugs. Quando ela começou a oferecer as versões beta, há alguns anos, o fez pensando apenas nos desenvolvedores. O objetivo era que um pequeno número de usuários usasse o serviço — aqueles que fazem questão de estar entre os primeiros a testar as novidades e ajudar no processo com suas sugestões para melhorar o MIUI, antes do seu lançamento oficial para todos, na edição final.

publicidade

É por essa razão que a chinesa fechou a torneira da MIUI Global e não lançará mais versões beta — já que o ROM se tornou mais popular do que deveria. Agora, seus clientes mais impacientes terão que esperar pelo lançamento oficial.