Um celular sem entalhes (ou notch, se preferir) parece ser o próximo grande objetivo das fabricantes de smartphones. E a Xiaomi e a Oppo estão concentradas nesse objetivo: as marcas acabam de apresentar modelos que têm a câmera frontal escondida embaixo da tela. 

Chegou a Oppo

publicidade

A Oppo foi a primeira a mostrar no Twitter como seria a nova tecnologia. No vídeo a seguir, em apenas 15 segundos, a tela do aplicativo da câmera, quando ele é acionado, fica com uma faixa preta na parte superior, o que indica quando a câmera está ativada e pronta para registrar imagens.

publicidade

O tuíte acompanha um texto que explica a funcionalidade. “Quem procura a experiência de tela perfeita, sem entalhe, prepare-se para ser surpreendido. Você está vendo, pela primeira vez, nossa tecnologia de câmera sob a tela”.

Pelo vídeo não é possível identificar qual é o aparelho, já que a Oppo cobre metade do smartphone.  

publicidade

Agora é a vez da Xiaomi

Apenas alguns minutos depois de a Oppo anunciar o modelo, a Xiaomi publicou um vídeo no Twitter de um Mi 9 também sem entalhe. Lin Bin, presidente da empresa, postou o vídeo primeiramente na rede social Weibo. A publicação compara o Mi 9 com entalhe e a nova versão, sem.

publicidade

Não está claro como a tecnologia da Xiaomi funciona, mas, segundo o site The Phone Talks, a empresa submeteu uma patente com a funcionalidade. De acordo com ela, o smartphone usa duas telas alternantes para permitir que a luz passe pelo sensor da câmera.

Reprodução

Para os mais ansiosos, apesar de os celulares parecerem funcionais, eles ainda estão em estágio de protótipo. E, infelizmente, ainda não existe previsão de lançamento de nenhum deles no mercado.

Via: The Verge / Xataka Android